Informações
Curso: Autismos - um modo de ser diferente
Data de início: 30 de julho 2016 (sempre aos sábados, até dezembro)
Horário: 8h30 às 12h e 13h30 às 18h
Duração: 7 horas/aula por módulo (Carga horária total: 42 horas/aula)
Público-alvo: Estudantes e profissionais das áreas da Saúde Mental e Educação, Pais, Familiares, Cuidadores e demais interessados no tema.
Investimento (o pagamento deverá ser feito diretamente no Espaço Culturama em dinheiro, cheque ou cartão de crédito)
1° Lote – até 30/06 10% de desconto = 6 parcelas de R$ 297,00
2° Lote – de 01/07 até 15/07 5% de desconto = 6 parcelas de R$ 313,50
3° Lote – 16/07 até 30/07= 6 parcelas de R$ 330,00
Ministrantes
Ana Martha Wilson Maia - Psicanalista (CRP 05-12063) EBP/AMP. Doutora em Psicologia (UFRJ). Doutora em Letras (PUC-Rio). Pós-doutora em Literatura Comparada (UERJ). Professora e Membro do Colegiado do Curso de Especialização em "Psicanálise com Crianças e Intervenção Precoce" - Hospital São Zacharias/Universidade Cândido Mendes (RJ). Faz parte do Grupo Gestor do Movimento Psicanálise Autismo e Saúde Pública (MPASP). Coordena o Seminário "Autismo e Psicose Infantil - da clínica à política, e retorno" (EBP-Rio), é responsável pelo Laboratório "A criança entre a mulher e a mãe" - Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Infância (CIEN) e coordena o Projeto "Lugar & Laços".
Maria Cristina Araújo Moreira Ladeira Vidigal - Psicanalista (CRP 04-3194) EBP/MG AMP. Membro da Escola Brasileira de Psicanálise - Sessão MG. Membro da Associação Mundial de Psicanálise. Diretora no Brasil da Nova Rede CEREDA (Centre de Étude et Recherche sur l'Efant Dans le Discours Analytique) Centro de Estudos e investigação sobre a criança no discurso analítico. Participante da Comissão de constituição do Blog Autismo Hoje e Psicanálise Lacaniana da Escola Brasileira de Psicanálise do Campo Freudiano.
Objetivo
Nos últimos anos, a quantificação estatística de crianças diagnosticadas como autistas aumentou assustadoramente. Esta "epidemia" e a generalização dos métodos de avaliação e tratamento promovem segregação e trazem impasses para o autista, seus pais e os profissionais que lidam com eles, cotidianamente.
Nas instituições públicas e privadas, a clínica do "caso a caso" nos ensina que há uma grande diversidade nas formas de “ser autista" e que é preciso inventar um tratamento sob medida, a cada vez, que possibilite ao sujeito encontrar o seu modo de estar no mundo.
A proposta deste curso é apresentar os fundamentos que orientam uma direção de tratamento nos autismos e manter vivo o debate sobre o tema.
Programa
O que é "autismos".
A medicalização generalizada e a contextualização política dos métodos de classificações.
A aposta na precocidade do tratamento.
A construção do diagnóstico na "clínica do detalhe".
As bússolas orientadoras do tratamento.
Educação, trabalho e laço social.
A relação do sujeito autista com seu próprio corpo, a linguagem e os outros.
Os objetos artísticos e a função do duplo.
As condições do tratamento: o consentimento e a presença calculada.
O trabalho com os pais.
A prática em instituições.
Metodologia
Aulas expositivas e estudo de casos. Envio de textos digitalizados. Exibição de filmes, seguidas de uma "conversação inter-disciplinar".
Calendário de Aulas
30/07 - Ana Martha Wilson Maia (início)
27/08 - Maria Cristina Araújo Moreira Ladeira Vidigal
24/09 - Ana Martha Wilson Maia
29/10 - Maria Cristina Araújo Moreira Ladeira Vidigal
12/11 - Ana Martha Wilson Maia
10/12 - Ana Martha Wilson Maia
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Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
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