No mês em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15), a Delegada Geral da Polícia Civil, Adriana Accorsi, convocou uma reunião com vários representantes de órgãos governamentais para discutir a efetivação de um atendimento preferencial a pessoa idosa nas delegacias.
O presidente do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região (CRP-09), Wadson Arantes Gama, esteve na reunião. Para ele a iniciativa é necessária, pois os dados da violência contra os idosos são alarmantes. “Os idosos sofrem violência física, moral e psicológica e ainda são vítimas de negligência. Do primeiro semestre de 2010 até o mesmo período de 2011, o número de casos notificados em Goiás aumentou 3,79%, conforme aponta o Programa Estadual de Vigilância de Violência e Acidentes”, aponta.
Adriana Accorsi lembrou que a discussão já vem acontecendo desde quando ela estava à frente da Superintendência dos Direitos Humanos e que esta é uma demanda que o governador Marconi Perillo havia colocado como prioridade em seu plano de governo. Adriana expôs na reunião as duas possibilidades: a primeira seria a criação de uma Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso e, a segunda, a capacitação dos Policiais Civis nas Delegacias Distritais e Especializadas municipais de Goiânia.
Lembrando que esta ideia surgiu através do saudoso Superintendente de Polícia Judiciária, Antônio Gonçalves (morto no desastre aéreo com o helicóptero da Polícia Civil, em maio passado), que entendia que era preciso facilitar o acesso às Delegacias de Polícia a todos os idosos, de forma que se os policiais estivessem sensibilizados e capacitados para o atendimento à pessoa idosa, todos que tiverem necessidade poderão procurar a Delegacia de Polícia mais próxima de sua casa ou ligar para que o policial vá até onde a pessoa idosa esteja.
Todas as pessoas presentes na reunião foram unânimes em afirmar que hoje a melhor opção seria a capacitação. Uma nova reunião ficou agendada com o objetivo de traçar metas para a implantação do atendimento preferencial. Participaram da reunião, além da Delegada Geral, Adriana Accorsi, e do presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, a Gerente de Ensino da Academia de Polícia, Delegada Lílian de Fátima, o Delegado Titular da 1ª Regional, Delegado Sidney Costa, a nova Diretoria do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, que tomarão posse no próximo dia 14, Lázara Lima ? Presidenta e Luciana Aparecida Martins Santa ? Vice-Presidenta, o representante da Superintendência de Assistência integral à saúde do Estado de Goiás, Carlos Edilson, Fernanda, representando a subcoordenação da saúde do Idoso, e a Assistente Social da Polícia Civil, Suely.
(Fonte: CRP-09 com Geralda Ferraz ? Escrivã de Polícia)