Seminário de Psicologia Jurídica é elogiado e prestigiado por grande público

O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás (CRP-09) realizou a primeira edição do Seminário de Psicologia Jurídica de Goiás, entre os dias 12 e 14 de março, na Unip Goiânia. As Comissões Especiais de Psicologia Jurídica e da Criança e do Adolescente do CRP-09 dividiram a organização do evento.

A abertura ocorreu na manhã do dia 12 de março, quando o auditório da universidade ficou lotado, mesmo com a chuva que acometeu a cidade neste dia. Compuseram a mesa o vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia, Rogério Oliveira, o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, o presidente da Comissão de Psicologia Jurídica do CRP-09, Shouzo Abe, presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, Eriko Netto de Lima, e uma das coordenadoras do curso de Psicologia da Unip Goiânia, Analice Arruda Vinhal.

Para o presidente da Comissão de Psicologia Jurídica do CRP-09, conselheiro Shouzo Abe, este seminário é um importante momento, pois pela primeira vez um grupo tão específico se reuniu para tratar de assuntos polêmicos e necessários para a nossa classe. Ele aproveitou para agradecer a colaboração de todos os parceiros para que o evento ocorresse. “Nós tivemos um recorde de inscritos em um tempo muito curto, demonstrando que há interesse por discussões nessa área. Foi um seminário muito produtivo e que gerou conhecimento aos profissionais e estudantes de Psicologia”, avalia.

O vice-presidente do CFP, Rogério Oliveira, ressaltou a importância de se discutir temáticas que permeiam a Psicologia e causam polêmica na sociedade, como é o caso da redução da maioridade penal, tema da primeira conferência e também da primeira mesa redonda, a qual ele participou.

Na conferência, a psicóloga Maria Luiza Moura Oliveira iniciou sua fala com um resgate histórico da discussão. Ela lembrou que na época da Ditadura Militar no Brasil, dificilmente seria possível haver um evento como esse que inclui questões da infância.

Maria Luiza apresentou um vídeo com imagens de uma unidade de internação no Pará. As fotos mostravam uma visita em que ela participou. Em seu relato, a psicóloga ressalta que as escovas de dentes dos jovens que vivem ali não possuíam cabo, apenas a parte das cerdas, para evitar que ela se torne uma arma, situação que faz alusão a um presídio. “Os crimes praticados por jovens representam uma porcentagem mínima – cerca de 0,1% - dos crimes que acontecem no Brasil. Temos a ilusão que ao reduzir a maioridade penal, os crimes irão acabar, o que não é verdade”, aponta.

Sobre a polêmica do tema da redução da maioridade penal, o presidente da Comissão da Criança e do Adolescente do CRP-09, Eriko Netto de Lima, ressalta que a intenção da organização do seminário é tratar esses temas de maneira qualificada e com viés científico. “É fazer um contraponto entre a linguagem popular e a linguagem científica sobre o assunto. A intenção é trazer a sociedade para dentro da Psicologia e assim desmistificar alguns assuntos que tratamos no cotidiano”, destaca.
O conselheiro destaca ainda que é importante a interação proposta pelo evento entre os profissionais e estudantes de Psicologia e os profissionais de outras áreas, como o Direito, a Assistência Social, a Sociologia etc.

Nas redes sociais, os participantes elogiaram a iniciativa:

"Profissionais de referência", ressaltou a psicóloga Emislene Meira.

"Adorei esse Seminário", disse a psicóloga Juliana Quintino

"Foi tudo de bom! Parabéns pelo evento!", destacou a estudante de Psicologia da Estácio de Sá, Sofia Simões

Veja quais atividades ocorreram durante o Seminário:

1º Dia

Após a conferência de abertura, aconteceu a mesa redonda “Redução da Idade Penal”, com o vice-presidente do CFP, Rogério Oliveira, e com a psicóloga Esther Maria de M. Arantes. A coordenação foi do conselheiro Eriko Netto de Lima.

O período da tarde começou com a mesa redonda “Oitiva Especializada”, onde participaram a psicóloga Esther Maria de M. Arantes, a psicóloga Patrícia Lena Fiorin, a psicóloga Mônica Barcellos Café e a psicóloga Karina Mendonça Santos, como coordenadora. A última mesa redonda do dia foi a “Adoção e Medidas Protetivas”, com a juíza Maria Socorro de S. Afonso da Silva, a psicóloga Isa Alves Velloso, a promotora Karina D’Abruzzo e a coordenação da psicóloga Christine Ramos Rocha.

2º Dia

No período da manhã, a primeira palestra contou com o tema “Perfil Criminal: Psicopatia, Serial Killer e Psiquiatria Forense” e foi ministrada pelo psicólogo Leonardo Faria e pela psiquiatra Valéria Machado Avilla, com coordenação de Eliane Pelles Machado Amorim. Em seguida, os presentes prestigiaram a mesa redonda “Perícia Psicológica no Contexto Forense: Abuso Sexual e Violência Institucional”, com a psicóloga Flávia Hermann Jung, a psicóloga Jaqueline Moreira Coelho, e a psicóloga Marília Vilela Alencastro Veiga, como coordenadora.

A tarde começou com a palestra “Prática de Polícia Técnico-Científica” que foi proferida pelo perito criminal da PTC Ian Marques e coordenada pela psicóloga Marise de Andrade. Em seguida, ocorreu a mesa redonda “Violência Doméstica contra a mulher: Possibilidades de Enfrentamento”. Entre as debatedoras estavam a fisioterapeuta Gabriella Assumpção Alvarenga, a psicóloga Marília Vilela Alencastro Veiga e a psicóloga Eliane Pelles Machado Amorim, como coordenadora. Para fechar a tarde, foi realizado o mosaico “Autores de Violência Sexual: Pesquisa, Sujeitos e Realidade”, com o psicólogo Handersenn Shouzo Abe, a psicóloga Karen Michel Esber, e a psicóloga Gabriela Brito de Castro, como facilitadora.

3º Dia

O último dia começou com a palestra “Mulheres no Crime”, com a psicóloga Gabriela Brito de Castro e coordenação da psicóloga Cristina Vianna. Em seguida, a Conferência de Encerramento falou sobre o tema “Perícia Psicológica Forense”, com a psicóloga experimentada na área Sônia Liane Reichert Rovinski. O conselheiro Handersenn Shouzo Abe foi o coordenador da conferência.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO