Manifesto de Luto e Pesar - Marcus Vinícius de Oliveira Silva

O VIII Plenário do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás vem a público manifestar sua consternação e indignação em relação a morte do psicólogo Marcus Vinícius de Oliveira Silva.

Companheiro de luta da Psicologia brasileira, Marcus Madraga, como também era conhecido, foi barbaramente assassinado no último dia 5 de fevereiro, no município de Jaguaripe (BA), após ser sequestrado por dois homens, como informou o jornal baiano Correio da Bahia.

Um ferrenho e incansável militante da Luta Antimanicomial, defensor da reforma psiquiátrica em nosso país e grande nome dos Direitos Humanos em nossa categoria profissional. Sua morte pode estar relacionada, ao que parece, em função de sua atividade na mediação de conflitos de terra, em circunstâncias a serem apuradas pelas autoridades competentes.

Psicólogo e professor aposentado da UFBA, Madraga contribuiu de forma contundente com a desconstrução de uma Psicologia compromissada com as elites, destacando a necessidade de nós, psicólogas e psicólogos de todo o país, alinharmos nosso fazer profissional junto aos ideais de justiça social, equidade e uma escuta qualificada das artimanhas das exclusões em nossa história enquanto sociedade.

Foi conselheiro por diversos mandatos do Conselho Federal de Psicologia, bem como dos Conselhos Regionais de Psicologia de Minas Gerais e também da Bahia. Deixa como legado à Psicologia brasileira a gana e luta por justiça social, independente de vertente política.

Nossos mais sinceros e profundos respeito e consideração à memória deste grande Psicólogo que teve sua vida ceifada por se alinhar àqueles que são esquecidos pelos demais.

Que a luta pela justiça e equidade sejam bandeiras de nossa ciência e profissão, e que tenhamos a segurança em nossos fazeres como psicólogos e como cidadãos.

Esperamos que a justiça seja eficiente e veemente para o esclarecimento e punição aos responsáveis por tal atrocidade.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO