Veja como foi o IX Corep – Congresso Regional de Psicologia em Goiás

O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região realizou nos dias 28, 29 e 30 de abril o IX Congresso Regional de Psicologia (Corep), na Faculdade Estácio de Sá, em Goiânia (GO). Cerca de 95 psicólogos e psicólogas, além de representantes dos estudantes de Psicologia, estiveram presentes no evento.

No primeiro dia, aconteceu a inscrição dos delegados e as boas-vindas aos participantes. Logo em seguida, foi feita a eleição da Mesa Diretora e a leitura e aprovação do Regimento Interno do Corep. Após o intervalo, os delegados foram divididos em três grupos para a discussão dos eixos temáticos. Cada grupo elegeu um coordenador e um relator.

Na abertura, o presidente do CRP-09 e delegado eleito do Corep, Wadson Arantes Gama, ressaltou que este é um dos momentos mais importantes para a categoria, pois é quando o profissional da Psicologia consegue contribuir com o Sistema Conselhos a fim de melhorar a prática profissional. “As propostas que serão discutidas até sábado vieram dos vários pré-congressos que realizamos no interior do Estado e aqui em Goiânia. É um momento de contribuição e de troca entre a psicóloga e o psicólogo e o Conselho”, afirma.

Eixos

As discussões nos eixos continuaram no segundo dia. As três temáticas foram: “Organização democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo com a categoria e sociedade”; “Contribuições éticas, políticas e técnicas ao processo democrático e de garantia de direitos”; e “Ampliação e qualificação do exercício profissional no Estado de garantia de direitos”.

A coordenadora do Eixo 1, a psicóloga Ângela Pinto, destacou que o grupo de profissionais foi muito participativo e ressaltou que já tinha experiência com a temática Sistema Conselhos. “Nossas propostas foram todas aprovadas na íntegra e nos sentimos gratificados por isso. Contamos também com a presença do atual conselheiro do CRP-09, Eriko de Lima, no grupo. Isso nos ajudou a respaldar e entender quais propostas já estavam contempladas no Sistema Conselhos”, explica.

No Eixo 2, o debate foi conduzido pela psicóloga Marciclene de Freitas Ribeiro. Segundo ela, o grupo contou com a participação de profissionais de várias áreas da Psicologia e, mesmo assim, ocorreu uma boa integração entre eles. “A discussão das propostas foi em conjunto e teve uma participação ativa, com um movimento de construção e de preocupação com a área de extensão e pesquisa, o que considerei muito importante”, afirma.

O Eixo 3 foi coordenado pela psicóloga Anairam Gamper que avaliou as discussões produtivas. “Discutimos diretrizes e reavaliamos alguns pontos para melhorá-las. Precisamos fazer uma seleção das propostas, pois só podemos encaminhar dez”, diz.

CNP

No terceiro dia foi realizada a plenária e, em seguida, a eleição dos delegados que vão participar no Congresso Nacional de Psicologia (CNP). A estudante de Psicologia Priscila Gonçalves Correa Lelis também irá para o Congresso Nacional.

Foram eleitos delegados os (as) seguintes psicólogos (as):

Wadson Arantes Gama
Handersenn Shouzo Abe
Divino de Jesus da Silva Rodrigues
Simone Minasi
Alba Cristhiane Santana
Eriko Netto de Lima
Glauce Kelly
Murillo Rodrigues dos Santos
Ivone Felix de Sousa
Sander Samuel
Marciclene de Freitas

Suplentes:

Anairam Gamper
Rodolfo Gonzaga
Ângela Pinto
Valéria Ferreira
Alciene Alves Ferreira
Marco Aurélio da Silva
Maria Silveira Messias
Lyris Meruvia Pinto
Alessandra Povoa

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO