10º Corep emite duas moções

Moção de Repúdio

O 10° CONGRESSO REGIONAL DA PSICOLOGIA DE GOIÁS - instância máxima e legítima de deliberações da categoria profissional de psicólogas (os) de nosso estado, compreende a Democracia como princípio norteador do Sistema Conselhos de Psicologia - repudia toda e qualquer manifestação de celebração do Dia 31 de Março, data de início da Ditadura Militar no Brasil no ano de 1964, bem como toda manifestação em apoio a este período que o país viveu.

Ressaltamos o compromisso da Psicologia brasileira na promoção de saúde e qualidade de vida das pessoas e das coletividades, contribuindo para a eliminação de toda e qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, como dispõe o II tópico dos Princípios Fundamentais, no Código de Ética do Profissional Psicólogo(a), documento que norteia a nossa práxis.

Este plenário composto por psicólogas e psicólogos representantes da categoria profissional do Estado de Goiás, presta solidariedade a todas as pessoas que carregam marcas desta época e  nos posicionamos reafirmando nosso compromisso ético contra toda forma de violência, tortura e opressão.

___________________________________________________________________________________________________________________________

Moção 10º Corep

O 10° CONGRESSO REGIONAL DA PSICOLOGIA DE GOIÁS manifesta o posicionamento de apoio, acolhimento e escuta ao sofrimento psíquico das mulheres que sofreram interrupção da gravidez, seja por causa natural ou não, considerando os determinantes sociais, culturais, econômicos e políticos. Historicamente, sabe-se que existe toda uma regulação em relação aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres por parte do Estado. A (o) psicóloga (o), em seu exercício profissional, pode se deparar com situações de mulheres que tenham passado por tal circunstância.

Portanto, considerando os princípios do Código de Ética da Psicologia, é vedado ao profissional da Psicologia qualquer discurso, conduta ou prática discriminatória a essas mulheres, em nome da ideologia religiosa ou vieses políticos.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO