CRP-09 participa do 1º Seminário de Saúde Mental e Políticas Públicas

O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás (CRP-09) participa nesta segunda-feira (14/10) do 1º Seminário de Saúde Mental e Políticas Públicas, realizado na cidade de Caldas Novas (GO). O evento tem o foco na Atenção Psicossocial à População em Situação de Rua e/ou Usuários de Álcool e outras Drogas. Na ocasião, o município de Caldas Novas abriu oficialmente o funcionamento do Consultório de Rua.

O presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, participou da mesa de abertura do seminário e relembrou a história da luta antimanicomial. Em seu discurso, destacou a atuação da médica psiquiatra brasileira Nise da Silveira, que ficou conhecida mundialmente por revolucionar a forma de tratamento mental no Brasil, utilizando as artes plásticas. "Nise era uma defensora da loucura necessária para se viver. Vou parafraseá-la 'não se cura além da conta, gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda'", afirmou.

Para o conselheiro-tesoureiro do CRP-09, Cândido Renato, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho, a realização deste evento no interior do Estado de Goiás é de extrema importância para os profissionais que atuam em Caldas Novas e nas cidades do seu entorno. "Precisamos destacar a relevância social para esta população que merece esse cuidado. Muitas vezes os processos de discussão sobre saúde mental e políticas públicas acontecem na capital e interiorizar essa discução é trazer para a categoria a oportunidade de se aprimorar e desenvolver profissionalmente", ressaltou.

A conselheira do CRP-09 Ana Lourdes Schiavinato, que também é articuladora de Redes do município de Caldas Novas, explicou que o o evento foi pensado para esta articulação e para que o município possa ser o matriciador no Estado todo. "Na verdade, nós queremos discutir a implantação e o reforço dessas políticas públicas para as pessoas em situação de rua. Queremos criar um espaço para discussão para que realmente possamos ativar essas redes, criar formas de manutenção dessas políticas públicas e o reforço delas", avaliou.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO