Referências sobre Saúde Suplementar e Saúde do Trabalhador no âmbito da Saúde Pública estão disponíveis no acervo do CRP-09

Outra duas referências técnicas estão disponíveis no acervo do CRP-09: o Guia de Orientação: Psicologia e saúde suplementar e a Saúde do Trabalhador no âmbito da Saúde Pública: Referências para atuação da (o) psicóloga (o).

Guia de Orientação: Psicologia e saúde suplementar

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria o Guia de Orientação: Psicologia e Saúde Suplementar, que aborda o papel da(o) psicóloga(o) na atenção em Saúde Suplementar, bem como a relação dessa(e) profissional com as Operadoras de Planos de Saúde.

O documento foi elaborado em parceria com alguns Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e com a Federação Nacional de Psicólogos (FENAPSI), que compuseram o Grupo de Referência em Saúde Suplementar. No Guia, as(os) profissionais de Psicologia encontrarão questões sobre a organização administrativa do trabalho, rol de procedimentos e eventos em saúde, orientações técnicas e éticas, além de indicativos às(os) beneficiárias(os) de planos de saúde.
Guia de Orientação

A conselheira Rosane Granzotto, representante do CFP no Grupo de Referência em Saúde Suplementar, explica que o guia foi pensado a partir da demanda da categoria por orientações a respeito das dificuldades vividas em relação à prestação de serviços psicológicos através de convênios com operadoras de saúde suplementar. “A demanda por esta modalidade de atendimento psicológico tem crescido nos últimos anos e muitos psicólogos clínicos prestam este serviço enfrentando toda sorte de dificuldades técnicas e éticas além da precarização em termos financeiros e de carga de trabalho”, complementa.

Segundo Rosane, para que o colegiado pudesse conhecer mais profundamente estas dificuldades, alguns CRPs realizaram pesquisas junto à categoria que deram suporte para a elaboração das orientações inseridas no Guia. “Nele, a categoria poderá encontrar informações sobre o Sistema de Saúde brasileiro, a legislação que regulamenta a Saúde Suplementar, os procedimentos que podem ser oferecidos, além de orientações técnicas e éticas”, reforça.

Desta forma, Granzotto aponta que o objetivo do Guia é facilitar o trabalho da(o) psicóloga(o) nas questões práticas e contribuir para que o atendimento psicológico na Saúde Suplementar tenha a qualidade técnica e ética exigida pela profissão.

Acesse a íntegra do Guia de Orientação: Psicologia e Saúde Suplementar

Saúde do Trabalhador no âmbito da Saúde Pública: Referências para atuação da (o) psicóloga (o)

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), disponibiliza à toda categoria a edição revisada da publicação “Saúde do Trabalhador no Âmbito da Saúde Pública: Referências Técnicas para a Atuação da(o) Psicóloga(o)”.

Nesta edição, grande parte do documento foi mantido pois o texto permanece atual, porém trazendo pontos relevantes sobre a conjuntura política e as consequências para a consolidação e sobrevivência da política pública. Foram também, incluídos aspectos que abordam o atual momento deste campo de atuação na saúde pública, como a discussão sobre o uso de álcool nos contexto de trabalho e a importância de formar profissionais aptas(os) para atuar com a Saúde do Trabalhador.

A nova versão já está disponível e pode ser acessada aqui no site do CFP.
Novas referências – Em 2017, o CFP retomou as publicações de referências técnicas para a categoria. Desde então já foram publicadas duas novas referências: Relações raciais: referências técnicas para a prática da(o) psicóloga(o) e Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas de Mobilidade Humana e Trânsito. Além dessas, o CFP revisou e publicou edições os seguinte documentos: Referências Técnicas para Atuação das (os) Psicólogas (os) em Questões Relativas a Terra; Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) na Educação Básica; e Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) em políticas públicas de álcool e outras drogas.

O Crepop – O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas consiste em uma ação do Sistema Conselhos de Psicologia que dá continuidade ao projeto Banco Social de Serviços em Psicologia, acenando para uma nova etapa na construção da presença social da profissão de psicóloga (o) no Brasil. Constitui-se em uma maneira de observar a presença da(o) psicóloga(o) e do movimento da Psicologia em seu Protagonismo Social.

(Fonte: CRP-09 com CFP)

 

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO