CRP09 realiza palestras virtuais para discutir a atuação da psicologia frente ao suicídio

WhatsApp Image 2020 09 21 at 09.29.18Para discutir os aspectos clínicos e legais quanto a atuação dos profissionais da psicologia frente ao suicídio, o Conselho Regional de Psicologia de Goiás por meio da Comissão Especial de Psicologia Clínica realiza de 23 a 26 de setembro uma vasta programação de palestras e mesas redondas, de forma virtual.

A proposta é reunir e debater, em um evento exclusivo para profissionais da psicologia e estudantes devidamente matriculados no curso, os diversos pensamentos e discussões quanto a intervenção em crise e manejo terapêutico em momentos de crise suicida.

As palestras e mesas redondas virtuais acontecerão na página do Conselho Regional de Psicologia de Goiás no Sympla. Para participar os interessados devem acessar o link correspondente ao dia desejado e realizar a inscrição.

Importante destacar que as atividades acontecerão em datas/horários diferentes, conforme detalhado abaixo. Será emitido certificação aos participantes.

 

23/09 ABERTURA – 19h

Clique aqui para se inscrever 

COMISSÃO ESPECIAL DE DIREITOS HUMANOS:

Tema: Relações entre suicídio e as não garantias de direitos humanos;

Moderação: Cândido Renato Alves (CRP09/6271)

Palestrante convidada: Aline Albuquerque: Advogada da União. Pós-Doutora no Centro de Direitos Humanos da Universidade de Essex. Professora Credenciada da Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília. Coordenadora-Geral do Observatório Direitos do Paciente do PPGBioética e Cátedra UNESCO de Bioética da UnB.

COMISSÃO ESPECIAL DE PSICOLOGIA DA SAÚDE:

Tema: Atuação do psicólogo em prontos-socorros psiquiátricos, CAPS e hospitais gerais, como integrante da equipe multidisciplinar.

Palestrante Convidada: Ana Lourdes de Castro Schiavinato - CRP 6088: Psicóloga, Especialista em Saúde Mental UFG. Especialista em Docência Superior; Conselheira Presidente da COF, Conselheira Presidente da Comissão Especial de Saúde do CRP 09; Ativadora de Redes do SUS; Diretora da Associação Brasileira de Saúde Mental da Região Centro Oeste ABRASME.

24/09 – 19h

Clique aqui para se inscrever 

Moderação: Rivanara Napoli – CRP09/1717

COMISSÃO ESPECIAL DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL:

Tema: Prevenção à depressão e suicídio no contexto do trabalho.

Palestrantes Convidadas: Priscilla Paiva Medeiros Dias - CRP05/37274; Jordana Yaspers Helou - CRP 09/2029; Poliana Derossi - CRP 09/8243; Milta Rocha - CRP 4 15672; Marina Guimarães Rosa de Castro -09/4279.

25/09 – 19h

Clique aqui para se inscrever 

Moderação: Karen Michel Esber CRP-09/2847

COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO E ÉTICA:

Tema: Aspectos legais e éticos da atuação.

Palestrante Convidado: Rubia Cristina Canedo - CRP 09/4014, integrante da área técnica do CRP 09, especialista em Psicopedagogia e Neuropsicologia; Renata Costa Teixeira CRP09/1834, coordenadora Técnica do CRP09, psicóloga especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

COMISSÃO ESPECIAL DE PSICOLOGIA JURÍDICA:

Tema: Autópsia psicológica.

Palestrante Convidado: Carlos Manoel Lopes Rodrigues - CRP 01/21256: Psicólogo pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestre e Doutorando em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília. Professor Adjunto do Centro Universitário de Brasília, nas áreas de avaliação psicológica e métodos de pesquisa. Realiza pesquisas no campo da avaliação e instrumentação psicológica e saúde do trabalhador vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida – LabPam/UnB.

Tema: O suicídio e suas implicações na psicologia jurídica

Palestrante Convidado: Leonardo Ferreira Faria: Psicólogo, Mestrando em Ciências Criminológicas-Forenses, Especialista em Neuropsicologia, Criminologia e Psicologia Jurídica. Psicólogo Criminal da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás. Coordenador do Curso de Pós Graduação em Avaliação Psicológica da Dalmas. Professor na Academia da Polícia Militar do Estado de Goiás e na Escola Superior de Polícia Civil do Estado de Goiás. Membro sócio da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro sócio da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.

Palestrante Convidado: Shouzo Abe Psicólogo CRP09/6488; Especialista em Psicologia Jurídica e Docência Superior; Professor Universitário e de Pós-Graduação; Atua com Psicologia Clínica; Psicologia Jurídica; Perícia Psicológica; Assistência Técnica em Psicologia; Consultoria em Processos Éticos para profissionais de Psicologia; Supervisão em avaliação psicológica no âmbito jurídico, elaboração de documentos psicológicos e psicologia clínica; Membro Instituto Brasileiro de Direito da Família - IBDFAM; Membro da Comissão de Relações Acadêmicas e Interdisciplinar - IBDFAM. Trabalhou por cinco anos no sistema prisional de Aparecida de Goiânia na Central de Avalição e Perícia (2009 a 2014)

26/09 – 9h

Clique aqui para se inscrever 

COMISSÃO ESPECIAL DE PSICOLOGIA CLÍNICA

Moderação: José Henrique Lopes da Silva CRP-09/4465 e Sara Hellen de Queiroz Viana

Tema: Uso da tecnologia e suicídio

Palestrante Convidado: Dr. Raphael Moura Cardoso. Doutor em Psicologia Experimental pela USP. Pesquisador do Laboratório de Inteligência Artificial Humanística - PUC Goiás. Pesquisador na empresa 2mi Tecnologia - SP. Membro fundador do GT ANPEPP "Cognição Aplicada". Coordenador do Projeto Blue Tecnologia para Saúde Mental e Desenvolvimento Humano (eleita como umas das 35 ideias inovadoras no Estado de Goiás pelo Programa Centelha). Possui publicações nacionais e internacionais na área de Psicologia e Biologia. Temas de interesse: Tecnologia e Inovação, Cognição Comparada, Linguagem e Comunicação, Inteligência de Sistemas Naturais e Artificiais.

Tema: Protocolos de intervenção

Palestrante Convidado: Ms. Murilo Henrique M. França - CRP-09/5226, Mestre em psicologia pela PUC. Especialista em neuropsicologia pela PUC e psicólogo pela PUC. Servidor municipal desde 2008 onde trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade biopsicossocial.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO