CRP09 cobra inclusão das(os) psicólogas(os) na primeira etapa da vacinação contra Covid-19

WhatsApp Image 2021 02 05 at 13.33.48O Conselho Regional de Psicologia de Goiás – CRP09 vem trabalhando incansavelmente para estabelecer as ações e estratégias para a vacinação contra a Covid-19 em Goiás, contribuindo para a redução de morbidade e mortalidade pela doença e sua transmissão. As ações passam pela conscientização, orientação e inclusão da categoria nesta primeira fase do Plano Nacional de Vacinação contra Covid-19, junto aos órgãos de saúde estadual e municipais.

Gestão e sensibilização junto aos demais conselhos e órgãos governamentais

Parte deste trabalho vem sendo construído, desde março de 2020, quando o presidente do CRP09, Wadson Arantes, esteve reunido com demais representantes dos conselhos classistas de Goiás, junto a Secretaria Estadual de Saúde, para construção de estratégias de sensibilização das categorias, adoção de medidas de biossegurança e elaboração de cronograma de mobilização para uma futura vacinação.

Salientamos que algumas categorias, a exemplo: médicos e enfermeiros, estão sendo priorizados na primeira etapa da vacinação em Goiás, assim como outros profissionais também foram incluídos recentemente. No entanto, é importante destacar ainda que, a psicologia também está contemplada como profissão da área de saúde, de acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que classifica a Psicologia como Ciência Humana e o Conselho Nacional de Saúde, por meio da Resolução Nº 218/1997, que reconhece psicólogas(os) como profissionais da saúde de nível superior.

Um exemplo atual da participação imprescindível da Psicologia no campo da saúde é o trabalho de psicólogas(os) no atendimento aos pacientes contaminados ou com suspeita de Covid-19 e no suporte a demais categorias que atuaram/atuam no contexto da pandemia.

Suporte ao servidor público

Destacamos que o trabalho realizado pela gestão do CRP09 também foi essencial na implantação e efetivação do Programa de Acolhimento ao Servidor -PAS, direcionado aos servidores do Poder Executivo do Estado. O programa foi estruturado para auxiliar os servidores públicos na superação do mal estar emocional, oferecendo alternativas para lidar com o contexto global atual, colocando a psicologia como suporte essencial neste trabalho.

Orientação e capacitação da categoria durante a pandemia

Além da articulação junto aos órgãos governamentais o Conselho Regional de Psicologia de Goiás trabalhou em outras frentes, a exemplo a orientação e capacitação da categoria para lidar os problemas causados pela pandemia do Coronavírus. Diversas ações virtuais, a exemplo: webinars, lives, seminários, debates, entre outros, reunindo profissionais altamente capacitados do Estado de Goiás e diversas regiões do país, para auxiliar a categoria.

Vacinação direito de todos(as)

O CRP09 também fez gestão, junto a Secretária Estadual de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde de Goiás, por meio de ofício, para garantir que os profissionais da psicologia sejam vacinados, para além dos que foram priorizados na distribuição inicial. Incluindo as áreas clínica e social, nesta primeira etapa, entendendo que a vacinação é um Direito de Todos(as) e que as definições dos grupos prioritários, segue o que preconiza o Plano de Operacionalização para Vacinação Contra Covid-19, e que o deve ser respeitado pelo Governo Estadual e Prefeituras.

“Estamos trabalhando incansavelmente na defesa da vacinação de todas(os) as(os) psicólogas(os), independente de trabalharem ou não na linha de frente. Esta cobrança tem se efetivado desde a liberação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa das vacinas aprovadas no país. Infelizmente o Brasil ainda não possui imunizantes suficientes para atender todas(os), neste primeiro momento. Diante disto, permaneceremos na defesa de que os grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Vacinação sejam vacinados, entre eles, as(os) psicólogas(os), por serem profissionais da saúde reconhecidos através da Resolução n.º218/97 do Conselho Nacional de Saúde”, destacou o presidente do CRP09, Wadson Arantes.  

Vale ressaltar que algumas prefeituras de Goiás, entre elas os municípios de: Uruaçu, Mozarlândia, São João da Paraúna, Goianápolis, Posse, entre outros já estão realizando a vacinação de psicólogas(os), conforme informação via comunicação oficial ao CRP09.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO