CRP09 e CRMV-GO debatem Saúde Mental e Autocuidado na Medicina Veterinária

Captura de Tela 64
Em comemoração ao mês do médico-veterinário e acompanhando a campanha Setembro Amarelo, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV-GO) e o Conselho Regional de Psicologia 9ª Região (CRP09) apresentaram a palestra “Saúde Mental e Autocuidado na Medicina Veterinária”, que foi ministrada pela psicóloga Ana Lourdes de Castro Schiavinato (CRP 09/6088). A palestra foi transmitida ao vivo pelo canal do CRMV-GO no YouTube, no dia 21 de setembro, e pode ser acessada por meio deste link.

Ana Lourdes de Castro Schiavinato é conselheira presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e da Comissão Especial de Psicologia na Saúde do CRP09. A psicóloga, que é especialista em Saúde Mental pela UFG, psicóloga clínica com abordagem psicossocial, mestranda em Saúde Pública pela FIOCRUZ – Brasília e diretora da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) - Regional Centro Oeste, destaca a importância de que os Conselhos profissionais de diversas categorias se articulem e possam estabelecer parcerias que contribuam para o fortalecimento das profissões.

“Temos pesquisas com profissionais da Medicina Veterinária que trazem apontamentos muito relevantes sobre o sofrimento mental motivado por questões de trabalho. E a Psicologia tem uma responsabilidade de discutir esse tema com outros Conselhos, principalmente neste momento de pandemia. Nossa categoria tem uma responsabilidade social com essa demanda, que aumentou ainda mais neste atual cenário. Firmamos o compromisso de estarmos mais próximos e levar a importância da saúde mental para todas as categorias profissionais”, destacou Ana Lourdes de Castro Schiavinato.

Durante a palestra, a psicóloga abordou temas como conceito de saúde mental, burnout, estresse moral e fadiga por compaixão, entre outros. A discussão também trouxe dados do Sistema Único de Saúde (SUS) envolvendo profissionais de medicina veterinária e como identificar sinais e fatores de risco. Ana Lourdes de Castro Schiavinato também abordou medidas de prevenção e proteção dos profissionais da categoria.

A vice-presidente do CRMV-GO, Dra. Ingrid Bueno Atayde Machado, afirma que a palestra foi uma oportunidade para desmistificar diversos aspectos da saúde mental, um tema que ainda é rodeado por preconceitos. Segundo ela, os profissionais da medicina veterinária e zootecnia adquiriram conhecimentos sobre as possibilidades de melhora em sua saúde mental, enquanto os profissionais da psicologia tiveram a oportunidade de conhecer os desafios enfrentados por outras profissões, além de apresentar os benefícios da psicologia.

"Os Conselhos se fortalecem ao compartilhar experiências e realidades de suas classes profissionais. Os profissionais se beneficiam com essas iniciativas que ampliam sua experiência em áreas além da sua atividade profissional. O reflexo disso é a melhor prestação de seus serviços para a sociedade. O CRMV-GO tem buscado inserir em suas programações eventos e oportunidades de reflexões sobre saúde mental visando a conscientização dos profissionais para o auto cuidado e a busca por auxílio profissional", ressaltou a médica veterinária.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO