Seminário em Goiânia promove debate sobre violências contra crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS/Goiânia), a Faculdade de Medicina da UFG, o Hospital das Clínicas da UFG e o CRP09 uniram esforços para promover o Seminário “Violências contra Crianças e Adolescentes - Manejo Clínico, Aspectos Jurídicos e Midiáticos”, realizado na manhã desta quinta-feira (01º/06). O evento tem como objetivo ampliar a discussão sobre esse tema tão relevante ao longo de todo o ano, buscando conscientizar e capacitar profissionais que lidam com casos de violência infantojuvenil.

O seminário, que ocorreu no Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina da UFG, reuniu profissionais da área da saúde, estudantes, representantes de órgãos governamentais e entidades que atuam na proteção de crianças e adolescentes em situação de violência. Com o apoio da Rede de Atenção e Proteção às Pessoas em Situação de Violência de Goiânia, do Fórum Goiano de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, dos Conselhos Tutelares de Goiânia e de outras instituições da área da saúde pública, o evento contou com uma ampla rede de parceiros comprometidos em enfrentar este cenário.

O conselheiro presidente do CRP09, Wadson Arantes Gama, deu início à sua fala com a declamação do texto "Poema do Menino José", de autoria da poetisa e escritora Elisa Lucinda. O poema fala sobre a pureza das crianças e a necessidade de proteção à infância. Em seu discurso, o presidente do CRP09 também ressaltou a importância de o evento ser realizado no ambiente universitário.

“É muito importante envolver toda a comunidade acadêmica nesta luta. Precisamos estimular a qualificação da formação profissional e a realização de pesquisas e estudos científicos dentro das universidades, contribuindo para um maior embasamento teórico e prático na abordagem das violências contra crianças e adolescentes. A violência contra crianças e adolescentes é uma realidade que exige uma abordagem multidisciplinar e uma atuação conjunta de diferentes setores da sociedade. Este seminário reforça a importância da articulação entre os órgãos governamentais, as instituições de ensino, as entidades da sociedade civil e as(os) profissionais de saúde na promoção de ações preventivas, na identificação precoce dos casos e no encaminhamento adequado para a proteção das vítimas”, ressalta Wadson.

Durante o seminário, foram abordados diferentes aspectos relacionados às violências contra crianças e adolescentes. A Psicologia também foi representada na programação por meio da palestra "Violências institucionais que ferem a Atenção Integral às Meninas e Mulheres vítimas de violências sexuais", proferida por Cida Alves, psicóloga e doutora em educação, da Gerência de Vigilância às Violências e Acidentes da SMS Goiânia, e por Lorena Ribeiro, enfermeira e mestre em Enfermagem, da Gerência de Informação em Saúde da SMS Goiânia.

 DSC5882SFMUFG

 DSC5961SFMUFG

 DSC5857SFMUFG

 DSC5849SFMUFG

 DSC6011SFMUFG

 DSC5960SFMUFG

 DSC5831SFMUFG

 DSC6073SFMUFG

 DSC6004SFMUFG

 DSC5970SFMUFG

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO