CRP09 e Alego unem forças para promover direitos das pessoas idosas em Goiás

A Comissão Especial da Pessoa Idosa do CRP09, representada pelas(os) conselheiras(os) Marli Bueno de Castro, Wadson Arantes Gama, Luciana Amorim de Santana Mota e Girlene Maria de Moura Carneiro, participou de uma reunião com o deputado estadual Ricardo Quirino, presidente da recém-criada Comissão de Atenção à Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O encontro teve como objetivo principal discutir políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos das pessoas idosas, em alusão ao mês de junho, em que se celebra a Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

Esta é a primeira vez que a Alego possui uma comissão dedicada exclusivamente aos assuntos relacionados à população idosa. A nova Comissão tem como propósito estabelecer normas sobre direitos, fiscalização e acompanhamento de programas governamentais voltados à proteção dos idosos, além de desenvolver um programa de apoio à pessoa idosa em situação de risco social. Também serão realizadas avaliações e monitoramentos das políticas públicas voltadas para essa faixa etária, bem como o acompanhamento das ações dos conselhos instalados tanto no estado quanto nos municípios.

Durante a reunião, as(os) conselheiras(os) do CRP09 puderam compartilhar suas experiências e perspectivas sobre os desafios enfrentados pela população idosa em Goiás, e destacaram a importância de ações integradas entre os poderes legislativo e a sociedade civil para garantir a dignidade e o respeito aos direitos dos idosos.

“Com a união de esforços entre órgãos públicos, profissionais da área de psicologia e a comunidade em geral, esperamos que sejam desenvolvidas políticas eficazes de atenção e cuidado às pessoas idosas, além de serem ampliadas as ações de conscientização sobre a violência enfrentada por essa parcela da população. A reunião entre o CRP09 e o deputado Ricardo Quirino marcou o início de uma parceria importante e promissora, que visa a transformação da realidade vivenciada pelas pessoas idosas em Goiás”, destaca Wadson.

O deputado Ricardo Quirino se mostrou receptivo às demandas apresentadas pelas(os) conselheiras(os) do CRP09 e enfatizou o compromisso da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa em promover uma série de ações para enfrentar as violências e desigualdades enfrentadas por este segmento. Ele ressaltou que Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia são as três cidades goianas com a maior concentração de pessoas acima dos 60 anos de idade, o que reforça a necessidade de aprimorar as políticas públicas voltadas para essa parcela da população.

Imagem do WhatsApp de 2023 06 07 às 19.50.16bnbnbn

Imagem do WhatsApp de 2023 06 07 às 19.50.153d

Imagem do WhatsApp de 2023 06 07 às 19.50.15

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO