Artigo: As comemorações dos 20 anos da Psicologia em Goiás e no Tocantins

 

Esta semana os psicólogos têm várias razões para comemorar. Além do Dia do Psicólogo, 27 de agosto, este ano fazemos 20 anos de atuação em Goiás e no Tocantins e 50 anos de regulamentação no Brasil. São décadas de lutas, desafios e conquistas. É no nosso país que tem o maior número de psicólogos ativos do mundo. Somos 216 mil em atividade, segundo informações do Cadastro Nacional do Sistema Conselhos de Psicologia. Estamos na frente dos Estados Unidos, com 137 mil profissionais registrados, e também da União Europeia, com 90 mil psicólogos em 35 países. Em Goiás e no Tocantins, somos cerca de 6.300 profissionais.

O psicólogo tem uma atuação plural e pode estar em praticamente todos os lugares da sociedade. Somos capazes de intervir positivamente na educação, na saúde, nos ambientes de trabalho, na mobilidade humana, nas políticas públicas, na assistência social etc. Estamos presentes também no mundo digital. Tudo isso para contribuir com a população e assim amenizar conflitos e situações recorrentes na sociedade atual.

Podemos observar também que estamos mais comprometidos com as políticas públicas. Cerca de 50 mil psicólogos trabalham no Sistema Único de Saúde, na Assistência Social, na Justiça, na Segurança Pública, nas Forças Armadas, nos Detrans e na avaliação de porte de armas. Temos técnicas e ferramentas capazes de ajudar as pessoas a viverem melhor.

Para celebrar essa importante data, o CRP-09 organizou uma série de atividades durante toda a semana do psicólogo. Começamos no dia 27, ao receber em nossa sede a Associação Brasileira de Recursos Humanos seção Goiás (ABRHGO) para exibição e debate de filme. Para este momento, montamos uma prévia da Exposição Psicologia: 50 anos de Profissão no Brasil, que em novembro ficará mais completa e ganhará um novo espaço.

Em seguida, no dia 28, a entrega de Carteiras Profissionais aos novos psicólogos será seguida de um culto ecumênico, também em nossa sede. Mas o dia mais esperado é o da abertura do 1º Congresso de Psicologia do Cerrado (Conpcer), nos 29, 30 e 31 de agosto, na PUC Goiás. A concepção do evento tem como eixo norteador “a ética e a prática da Psicologia na atualidade”. Uma importante oportunidade de atualização e troca de experiências entre psicólogos e estudantes de Psicologia.

Durante o congresso, pretendemos abordar a ética profissional sob variados pontos de vista e em diversas situações vivenciadas na prática. O propósito é discutir o papel do psicólogo e o seu compromisso social.

Na programação estão palestras, mesas redondas, minicursos etc. Confira no site do Conselho, vários profissionais de renome nacional estarão conosco. A inscrição é gratuita.

O CRP-09 está sempre de portas abertas para a categoria e também para a sociedade. O 7º Plenário Pluralidades espera comemorar com você este momento especial.

Wadson Arantes Gama - presidente do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região (CRP-09)

 

Veja aqui o vídeo de uma entrevista com o presidente Wadson Arantes Gama


 

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO