Publicada no marco das celebrações ao Mês da Psicologia, obra reúne textos de profissionais com sólida experiência clínica, docente e institucional e explora os pontos de convergência referentes ao fazer profissional de diferentes perspectivas teóricas
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) acaba de lançar uma obra sobre a prática da Psicoterapia. Editado pelo CFP e lançado no marco das celebrações ao Mês da Psicologia, “A Psicoterapia como Ofício na Psicologia” dialoga com essa prática sob a perspectiva do trabalho de psicoterapeutas.
O livro reúne textos de profissionais da Psicologia com sólida experiência clínica, docente e institucional e explora e explora os pontos de convergência referentes ao fazer profissional de diferentes perspectivas teóricas.
Organizado por Juliana Moreira da Silva Andrade, Flávio Fernandes Fontes e Jorge Tarcísio da Rocha Falcão, a coletânea aborda questões centrais para a profissão, como a formação, a normatização, as rotinas de trabalho e os dilemas cotidianos. A obra traz também histórias e desafios enfrentados no setor privado, no serviço público e no meio acadêmico e oferece um panorama do ofício.
“Como se aprende a ser psicoterapeuta? Quais saberes, experiências e condições são necessárias para que alguém se torne, de fato, um profissional capaz de escutar, sustentar e promover processos de transformação subjetiva?”, questiona o livro, articulando as dimensões técnicas, éticas e políticas do trabalho na Psicoterapia.
“A Psicoterapia como Ofício na Psicologia” já está disponível para leitura no ink abaixo:
Acesse aqui o livro.
Conselho Federal de Psicologia

Atenção, Psicólogas, Psicólogos e estudantes de Psicologia!
Convidamos todas(os) para um dia especial de atividades de orientação e diálogo sobre a prática profissional na nossa sede, no dia 29 de agosto, sexta-feira, na Avenida T-2, Quadra 76, Lote 18, N.º 803, no Setor Bueno, em Goiânia GO. Serão abordados temas fundamentais como Documentos Escritos e Prontuários, Implicações Éticas na Produção de Documentos no Âmbito Jurídico, Ética e Publicidade, Estágio e, ainda, teremos o lançamento do livro da Comissão de Psicologia Escolar e Educacional.
Mesmo em período eleitoral e no encerramento do atual Plenário, entendemos que este momento não poderia passar em branco sem a oferta de um espaço de escuta, reflexão e orientação, reafirmando o compromisso do Conselho com o exercício ético e qualificado da Psicologia. Guarde em sua agenda: 29 de agosto (sexta-feira)!
Assessoria de Comunicação do CRP-09