O Congresso de Psicologia de Goiás e Tocantins - "Psicologia e Políticas Públicas: O Diálogo em Construção" teve início nesta segunda-feira, às 14 horas, com a programação das oficinas gratuitas sobre os temas: Drogas. E eu com isso?; O psicólogo e o Sistema Único de Assistência Social; Empoderamento, Dignidade, Segurança e Saúde da Mulher; Aspectos éticos na notificação compulsória em casos de violência contra a criança e o adolescente; Capacitação para uso da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Políticas Públicas e Direitos Humanos e Sexualidade de mulheres vivendo com HIV/AIDS.
Mais de 300 pessoas participam desta programação que compõe o pré-congresso. A Abertura oficial do evento acontece às 19h30, quando será inaugurada em Goiânia a Estação Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-Psi), projeto desenvolvido em parceria entre o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo com o Ministério da Saúde e a BIREME/OPAS.
O Congresso de Psicologia, que segue pelos dias 26 e 27 de agosto, vai reunir especialistas de todo o país em discussões de temas que influenciam diretamente no cotidiano das pessoas como trânsito, violência, educação e trabalho. O evento é o maior encontro regional da Psicologia e tem como objetivo reforçar o compromisso social da categoria por meio de debates sobre os eixos: Educação, Trabalho, Saúde, Intervenções Psicossociais e Processos Clínicos.
A meta é mostra à sociedade a importância da psicologia nas instâncias sociais e nas discussões de políticas públicas. "A cada ano, nós psicólogos estamos conseguindo demarcar nosso espaço e o Congresso vai marcar o compromisso social da categoria na diversidade dos temas abordados", ressalta a presidente do CRP-09, Heloiza Helena Massanaro.
