Movimento Plural Idades realiza Caminhada e Reunião Pública sobre o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

O Movimento  Plural Idades, o qual o Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás integra e coordena, promoveu uma caminhada seguida de uma reunião pública, na manhã desta quinta-feira (18 de junho), que partiu da Praça Cívica rumo à Assembleia Legislativa de Goiás. No trajeto, os participantes pediram a conscientização da sociedade sobre a violência que é acometido às pessoas idosas.

Na mesa de abertura, participaram a presidente do Conselho Municipal do Idoso e representante da Unati/PUCGoiás, Marli Bueno, a conselheira do CRP-09, Maria Virgínia Carvalho, a presidente do Conselho Estadual do Idoso, Eline Alcoforado Machado de Sá, e o deputado estadual Virmondes Cruvinel.

Marli Bueno ressaltou a necessidade de despertar na sociedade e também nos governantes e políticos que algo precisa ser feito diante dos índices de violência contra a pessoa idosa. “O nosso objetivo é despertar essa consciência de que não existe apenas a violência doméstica, mas também a violência institucional. Então, este movimento está se fortalecendo a cada ano em busca desta conscientização”, destaca.

A conselheira do CRP-09, Maria Virgínia, ressaltou que o movimento Plural Idades é constituído de diversos órgãos e instituições e que várias ações já foram empenhadas em busca de melhorias da qualidade de vida da pessoa idosa. “Agradeço, em nome do Conselho de Psicologia, todas as instituições parceiras que conjuntamente conseguimos realizar esse evento. E que continuemos a ter ânimo para seguir com essa parceria e lutar pelos direitos das pessoas idosas”, diz.

O deputado Virmondes Cruvinel foi o anfitrião ao receber o Movimento na Assembleia Legislativa. Ele considera o trabalho realizado pelo Plural Idades muito respeitado, principalmente por levantar temáticas importantes para a sociedade. “Que a consciência seja feita de forma conjunta, cidadãos, entidades constituídas, poderes constituídos, como é o caso da Assembleia Legislativa. Estamos de mãos dadas tentando diminuir ou no mínimo zerar esse problema grave que é a violência contra o idoso”, enfatiza.

A presidente do Conselho Estadual do Idoso, Eline Alcoforado, cobra ação dos gestores em relação às políticas públicas. “Não adianta apenas sabermos que existe a violência se o poder público não estiver comprometido com esse enfrentamento à violência contra o idoso”, afirma.

Estatísticas

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa declararam o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, tendo sido celebrado pela primeira vez em 2006, com realização de campanhas por todo o mundo.

A violência contra a pessoa idosa é uma grave violação aos Direitos Humanos. O principal objetivo do dia 15 de junho é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, além de, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não a aceitar como normal. Na esteira deste movimento mundial, o Conselho Federal de Psicologia e o CRP-09 têm o intuito de
incentivar a apresentação, o debate e o fortalecimento das mais diversas formas de prevenção.

Segundo dados do Ministério da Saúde de 2013, das 626 notificações de violências contra idosos, atendidos em serviços de Saúde de referência, 338 foram de vítimas dos próprios filhos. O dado representa 54% das notificações de agressões a pessoas com 60 anos ou mais, dentro de casa.

Entre os tipos de agressões, a violência moral ou psicológica, aquela que fere a honra ou a intimidade, foi a mais relatada (55%), seguida da física (27%), do abandono (22%) e, por último, do dano financeiro ou patrimonial (21%).

Plural Idades

O Movimento Plural Idades surgiu em julho de 2011, por uma iniciativa do CRP-09, através, na época, da Comissão da Pessoa Idosa, junto com outras entidades governamentais e civis. O objetivo do Movimento é inserir a pessoa idosa nos vários espaços comunitários, possibilitando a convivência e a interação com os mais jovens, além de proporcionar o conhecimento e a aplicabilidade do Estatuto do Idoso. O Movimento realiza ações para melhorar a qualidade de vida de quem já passou dos 60 anos, como debates e eventos de integração. Fortalecer a interação entre idosos e jovens é um dos principais objetivos do movimento Plural Idades.

Integram o Movimento Plural Idades várias entidades: Aben, Abraz Regional Goiás, Agência Municipal do Meio Ambiente, Conselho Estadual do Idoso, Conselho Municipal do Idoso, Cref 14, Crefito 11, CRF, Cress, Coren Goiás, FESTIVIDA, Governo de Goiás, PUC Goiás, Renadi – GO, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria Estadual de Cidadania e Trabalho, Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Turismo, Superintendência de Direitos Humanos do Estado de Goiás, Sistema Fieg, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Solar Colombino, UNATI – PUC.

 

plural1

 

plutal3

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO