Dúvidas Frequentes quanto a vacinação das(os) profissionais da saúde: saiba mais

O Conselho Regional de Psicologia de Goiás – CRP09 reuniu as principais dúvidas da categoria com relação a vacinação das(os) profissionais da área da saúde, prevista para iniciar nos próximos dias. Neste grupo estão incluídas(os) as(os) psicólogas(os).

Fique atendo as orientações, requisitos e ao cronograma de vacinação que será informado pelo CRP09, assim que novas doses forem disponibilizadas para vacinação da categoria. Neste sábado (10) das 8h às 17h inicia a vacinação das(os) profissionais da saúde com idade entre 55 e 60 anos.

 

Dúvidas frequentes quanto a vacinação das(os) profissionais da saúde:

 

  • Quem tem direito a vacinação?

Conforme Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 e deliberação do Centro de Operações de Emergência Estadual - COE, os municípios iniciarão nos próximos dias a vacinação dos demais trabalhadores da saúde, dentre eles as(os) psicólogas(os) que estejam atuando em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, profissionais que atuam em cuidados domiciliares e estabelecimentos de serviços de interesse à saúde.

Uma nova remessa contendo 136.350 doses de vacinas contra a Covid-19 chegou a Goiás nesta quinta-feira (8). Destas, 30% serão utilizadas para imunização das(os) profissionais da saúde, iniciando com faixa etária acima de 55 anos. Sendo que, 2% do percentual será destinado para profissionais de saúde e estagiários de ambiente hospitalar dedicados ao tratamento de COVID-19 ainda não vacinados. 

  •  O que precisa levar no dia da vacinação?

Cópia da Carteira Profissional ou Certidão de Regularidade (Clique Aqui);

Vínculo de trabalho com unidade de saúde ou apresentar declaração de autônomo (Clique Aqui);

Cópia do CPF (caso não conste no documento de identidade);

Cópia do Comprovante de endereço atualizado; 

  • Estou inadimplente no CRP09 estarei impedido de vacinar?

Não. A vacinação contra o Coronavírus é um direito garantido às(aos) profissionais de saúde, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da vacinação.

O Conselho de Psicologia de Goiás contribuirá na organização, mobilização e divulgação do cronograma, sendo responsabilidade de cada município a aplicação do imunizante.

  •  Não possuo a Carteira de Identidade Profissional, que documento substitui a apresentação da CIP no momento da vacinação?

A Carteira de Identidade Profissional – CIP é um dos documentos exigidos pelas Secretarias de Saúde para comprovar que a(o) profissional é atuante na área da saúde. Caso não possua, tenha perdido ou esteja vencida, a orientação é apresentar a Certidão de Regularidade, disponível no site do CRP09. Caso não consiga fazer a impressão da Certidão, entre em contato com o Conselho.

  • Onde será realizada a vacinação para psicólogas(os) residentes em Goiânia?

O CRP09 firmou parceria junto a PUC/Goiás, para contribuir com a vacinação de psicólogas(os) residentes no município de Goiânia, por meio da disponibilização de espaço físico adequado para atendimento, com segurança e comodidade, além da colaboração de professoras(es) e acadêmicas(os) de enfermagem para auxiliarem na aplicação das vacinas. Para a vacinação contra COVID-19, os profissionais da área de saúde deverão comprovar inscrição ativa nos respectivos Conselhos Profissionais, vínculo de trabalho com unidade de saúde ou apresentar declaração de autônomo (Clique aqui)

Em Goiânia as(os) profissionais da saude entre 55 e 60 anos iniciarão a vacinação neste sábado (10), das 8h às 17h. A logística de atendimento para pedestres compreende sete escolas municipais para idosos e profissionais de saúde, sendo obrigatório o agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. O CRP09 orienta a todas(os) as(os) psicólogas(os) a baixarem o aplicativo e continuarem acompanhando pelas redes sociais para mais informações.

Segue lista dos locais de vacinação em Goiânia:

Área I - PUC GOIÁS 

Endereço: Rua 235, 722 - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO

Shopping Cerrado

Endereço: Av. Anhanguera, 10.790 - Setor Aeroviário, Goiânia - GO 

Pedestres (idosos e profissionais da saúde) - com agendamento

Escola Municipal Francisco Matias

Endereço: R. Carlos Gomes - Parque Anhanguera, Goiânia - GO

Escola Municipal Lions Clube Bandeirante

Endereço: Praça da Bandeira, 200, Quadra 30, Bairro Goiá, Goiânia-GO

Escola Municipal Coronel José Viana

Endereço: Rua CM7 - St. Cândida de Morais, Goiânia - GO

Escola Municipal Santa Helena

Endereço: Av. Curitiba, 400 - Vila Paraíso, Goiânia- GO

Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais

Endereço: Av. Uruguaiana - Jardim Novo Mundo, Goiânia - GO

Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros

Endereço: Rua Caiapônia, 240 - Jardim Guanabara I, Goiânia - GO

Escola Rotary Goiânia Oeste

Endereço: Rua C-118, n. 389, Qd. 238, Lt.19, Jardim América, Goiânia – GO

  • Já existe data para vacinação das(os) psicólogas(os) que residem no interior?

A orientação é para todos os municípios realizarem a vacinação das(os) profissionais da saúde nos próximos dias. A Coordenação da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Goiás, publicou no Diário Oficial a Resolução nº 034/2021, com a destinação de 30% das próximas doses de vacinas COVID-19 aos profissionais e trabalhadores de Saúde. Caso a(o) psicóloga(o) encontre dificuldade ou resistência para receber o imunizante, entre em contato com o CRP09 nos canais oficiais. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou (62) 3253-1785.

  • Sou recém formada(o), mas ainda não possuo registro no Conselho, terei direito a vacinação?

O registro profissional em um conselho de classe é uma das exigências das secretarias para vacinação das(os) profissionais atuantes na área da saúde. Caso ainda não possua registro que comprove a atuação e o enquadramento no grupo prioritário de “profissionais da área da saúde”, procure o CRP09 para regularizar a sua situação e ter direito a vacinação, nesta primeira etapa.

  • O que o CRP09 está fazendo para garantir a vacinação de seus profissionais?

Além de divulgar orientações e comunicados oficiais, o CRP-09 colocou em seu site diversas publicações orientando e informando a categoria sobre os procedimentos referentes a vacinação, além de disponibilizar o link contendo Declaração de Atividade, para que as(os) profissionais possam ser vacinadas(os). Este documento deve ser apresentado no momento da vacinação. Além disso, em um processo que se desenvolveu ao longo de 2020, o Conselho cobrou junto ao Governo de Goiás, Prefeituras e Ministério Público, o cumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, o que garante que nossas(os) profissionais sejam enquadrados como prioritários.

  • Quando e como saberei a data da minha vacinação?

O cronograma é elaborado por cada prefeitura. O CRP09 trabalha junto ao COE Estadual, junto à Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e ao Fórum dos Conselhos Regionais da Área da Saúde – FCRAS para definição do cronograma de imunização das(os) profissionais atuantes tanto na capital, como nos demais municípios goianos. É importante destacar que o início da vacinação das(os) profissionais de saúde depende da chegada de novas doses nos próximos dias.

  • Onde encontro a Declaração de Atividade para vacinação contra COVID-19?

No site do CRP09 constam informações detalhadas sobre a vacinação, bem como a Declaração de Atividade que deve ser impressa, preenchida e apresentada no dia da vacinação. Semanalmente o Conselho envia para as Prefeituras a relação da(os) profissionais inscritas(os) no CRP09.

  • Não moro em Goiânia. O que devo fazer para ser incluído no calendário de vacinação do meu município?

O cronograma e os modelos de campanha são traçados pelos municípios, conforme a quantidade de vacinas disponíveis. O CRP09 efetuou o levantamento de todos as cidades e está oficiando as prefeituras, oferecendo apoio de forma a encaminhar os dados das(os) profissionais e apoio na mobilização, divulgação e identificação das(os) psicólogas(os).

  • O CRP09 poderá interferir no cronograma ou na definição das prioridades de vacinação?

Os protocolos de datas e grupos prioritários são estabelecidos pelos órgãos de saúde de cada município, o que não possibilita a intervenção do Conselho.

  • Haverá vacinação na sede do Conselho Regional de Psicologia de Goiás- CRP09?

Devido à falta da estrutura para garantir a imunização dentro dos padrões de segurança exigidos, o CRP09 está impossibilitado de oferecer a aplicação da vacina, em suas dependências. No entanto, já firmou parceria com a PUC/GO para operacionalização da vacinação.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO