Semana da(o) Psicóloga(o) começa com reflexões sobre a importância da Psicologia em tempos de pandemia

Primeiro dia do evento teve momento cultural, homenagens e conferência com a pesquisadora Graziela Reis

 

A abertura da Semana da(o) Psicóloga(o) 2021, principal evento anual do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região (CRP09), foi realizada no dia 23 de agosto e deu início à extensa programação do evento, que segue até o próximo dia 27. O evento reuniu cerca de 400 participantes por meio da plataforma online Zoom e contou com participações de peso que reforçaram a importância da Psicologia durante a pandemia da Covid-19.

 

A Semana da(o) Psicóloga(o) começou com um momento cultural, que teve a exibição de duas performances em vídeo. Na primeira, André Canhete e Debora Cipriano mostraram uma de dança no estilo zouk e contemporâneo. Em seguida, um vídeo-canto apresentado pela artista cydiamil trouxe uma interpretação marcante intitulada E - MO – ÇÃO, com uma nova versão da música “Tente Outra Vez”, de Raul Seixas, Paulo Coelho e Marcelo Motta.

 

Em seguida, o presidente do CRP09, Wadson Arantes Gama, apresentou uma homenagem às profissionais e aos profissionais com mais de 65 anos. O presidente ressaltou que o Conselho desenvolve uma política sólida e contínua de valorização das profissionais e dos profissionais que estão há um longo tempo no exercício da Psicologia. Um depoimento em vídeo da psicóloga Carmen Rizzotto complementou a homenagem.

 

Outra homenagem foi comandada pelo psicólogo Cândido Renato, conselheiro presidente da Comissão Especial de Direitos Humanos do CRP09, que fez uma deferência a profissionais pretas(os), pardas(os), indígenas ou de outras etnias, inclusive migrantes. A fala de Cândido ressaltou o processo histórico de exclusão e marginalização social, vulnerabilização, subalternização e apagamentos identitários que essas pessoas vêm sofrendo ao longo dos anos.

 

Durante a apresentação de Cândido, foram exibidos dois vídeos representando as profissionais e os profissionais homenageados. A psicóloga Maria Aparecida Alves da Silva, que é mulher negra, reforçou a importância institucional do CRP09 e sua contribuição para toda a sociedade. A psicóloga Maria Elena Arias, que é mulher equatoriana, falou sobre sua vivência como profissional estrangeira no Brasil.

 

A conselheira Izabel Hazin representou o Conselho Federal de Psicologia (CFP) durante a abertura e também destacou a importância da Psicologia em meio aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (1994) e atualmente professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Izabel parabenizou o evento organizado pelo CRP09 e encerrou sua fala recitando versos da poeta Cora Coralina, um dos principais nomes da literatura goiana e brasileira.

 

Na sequência, a conferência de abertura abordou o tema "A psicologia e a pandemia: debates sobre a ciência e a ética na atuação e na formação profissional", com a conferencista convidada Graziela Reis, pesquisadora em Psicologia. Formada pela PUC de Minas Gerais, Graziela possui mestrado em saúde pública e pós-mestrado em atenção informada ao trauma (PMT) no Springfield Collegue Massachusetts. Nos Estados Unidos, ela foi coordenadora de apoio aos pais em um programa de adoção. Atualmente, a psicóloga trabalha na Yale Escola de medicina, Departamento de Psiquiatria, no programa de saúde comunitária.

 

Graziela compartilhou reflexões de sua vasta experiência em planejamento estratégico, treinamento e gestão em saúde mental, e traçou paralelos importantes em relação a políticas públicas na área de saúde mental desenvolvidas nos Estados Unidos e no Brasil. A conferencista também fez um importante alerta em relação à intensificação da desigualdade social no enfrentamento das questões de saúde mental durante a pandemia, ressaltando que o contexto da Covid-19 provocou a necessidade de novas abordagens por parte das profissionais e dos profissionais da Psicologia.

 

A conferencista também ressaltou a necessidade de mais inclusão, equidade social, responsabilidade e diversidade neste momento crítico que está sendo enfrentado por todo o mundo, e destacou a importância da humanização dos serviços de saúde mental e da construção conjunta de pontes de diálogo, deixando um convite para que todas as pessoas possam fazer a travessia deste momento atribulado de mãos dadas.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO