CRP09 realiza reunião com coletivo Mães em Movimento Pelo Autismo

O CRP09 realizou nesta quinta-feira, dia 17 de março, uma reunião com as advogadas Letícia Amaral e Maíra Botelho Tomo, representantes do coletivo Mães em Movimento Pelo Autismo. O encontro contou com a participação das psicólogas Renata Costa Teixeira, coordenadora técnica do CRP09, e Regina Magna Fonseca, assessora técnica e de pesquisa.

O coletivo apresentou ao CRP09 demandas relacionadas a dificuldades enfrentadas por mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para conseguir acesso a tratamentos adequados junto às redes credenciadas dos planos de saúde. Entre os principais problemas, estão a desvalorização de profissionais da psicologia e a realização de sessões com tempo insuficiente de duração.

"Profissionais psicólogas e psicólogos são fundamentais no desenvolvimento dos nossos filhos, principalmente na intervenção precoce. Precisamos de profissionais capacitadas(os) e devidamente valorizadas(os) pelos planos de saúde. Atualmente, alguns planos pagam valores aviltantes, de até R$ 25 por sessão, o que é um absurdo. Determinados planos de saúde também limitam os tempos de cada sessão em apenas 20 minutos, o que é completamente insuficiente no caso de crianças com TEA", afirmou a advogada Letícia Amaral.

As principais reivindicações do coletivo Mães em Movimento Pelo Autismo incluem o comprometimento, por parte das operadoras de planos de saúde, em ofertar serviços psicológicos de forma adequada, com duração satisfatória e remuneração condizente para profissionais. O grupo também tem promovido ações junto ao Procon e ao Ministério Público para cobrar um posicionamento das empresas que oferecem os planos.

O CRP09 se comprometeu a contribuir com o movimento por meio da elaboração de uma nota técnica que vai abordar os parâmetros adequados de atendimento para crianças com TEA nas redes credenciadas dos planos de saúde. Além disso, o Conselho promoverá orientação constante junto às(aos) profissionais da área e também levará a pauta para discussão na próxima Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia (Apaf), em maio.

20220317 103935

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO