Em sarau com poesia e música, CRP09 lança livro sobre a Covid-19 e as diferentes abordagens da Psicologia

LANÇAMENTO LIVRO 800 286 px 1200 300 px Miniatura do YouTube

O CRP09 realizou na noite desta terça-feira, 20 de setembro, o sarau de lançamento do livro "Contribuições da Psicologia para o Enfrentamento da Pandemia da Covid-19". O evento ocorreu no Café Biano, localizado no Setor Bueno, em Goiânia, e reuniu psicólogas(os), estudantes, familiares e amigos.

Durante o evento, os exemplares impressos do livro foram distribuídos para autoras(es) dos artigos selecionados e integrantes da comissão organizadora. A versão em formato eletrônico já está disponível para download gratuito. Basta clicar neste link!

O evento foi aberto com a fala da conselheira presidente do CRP09, Christine Ramos Rocha. Em seguida, as pessoas presentes ouviram o conselheiro presidente da Comissão Organizadora do livro, Wadson Arantes Gama. Algumas(alguns) das(os) autoras(es) que tiveram seus artigos publicados também compartilharam suas experiências de escrita e ressaltaram a importância e a relevância do livro.

"O X Plenário está muito orgulhoso deste livro. Participamos de um edital do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e estamos muito felizes, pois se trata de um trabalho realizado a muitas mãos. Psicólogas e psicólogos se dispuseram a escrever sobre suas experiências em relação à Covid-19, e o resultado é este livro com mais de 500 páginas, que mostra como a Psicologia em Goiás vem fortalecendo esta visão da ciência, para que a nossa profissão seja cada vez mais respeitada por toda a sociedade", ressaltou Wadson.

Entre as pessoas presentes, estavam a conselheira Ana Flávia Vieira de Mattos, e também ex-conselheiras(os) de plenários anteriores, como a psicóloga Karina Mendonça Santos e os psicólogos Handersenn Shouzo Abe e Mayk da Glória Machado. A psicóloga Eliane Pelles Machado Amorim, que fará parte da composição do XI Plenário do CRP09, também prestigiou o evento.

O momento cultural teve início com a apresentação da psicóloga Fernanda Cruz Filha, que também é mestre em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Fernanda, que é cantora, poetisa e atriz, declamou poemas de sua autoria e fez uma bela interpretação da canção "Força Estranha", de autoria de Caetano Veloso e imortalizada na voz de Gal Costa.

Em seguida, a servidora Beverlei dos Reis Rocha, coordenadora administrativa do CRP09, apresentou alguns poemas de sua autoria, relacionados com a temática da pandemia da Covid-19. Beverlei tem como hobby a poesia, e possui textos publicados em diversas antologias poéticas.

O sarau prosseguiu com a participação do psicólogo Sam Hadji Cyrous, que é autor do artigo "Pandemia Covid-19 e a Psicologia no Campo de Concentração - Uma Revisão Rápida da Literatura". O psicólogo apresentou seu trabalho como tradutor, declamando uma versão em português de um poema do psiquiatra austríaco Viktor Emil Frankl (1905 - 1997), sobrevivente dos campos de concentração nazistas.

Na sequência, o público contemplou uma apresentação da conselheira presidente Christine e sua filhinha, a pequena Lis, de 7 anos, que fizeram uma interpretação do clássico poema "Das Utopias", de Mario Quintana. O evento chegou ao fim com uma nova apresentação de Fernanda Cruz Filha, que fez uma tocante interpretação musicada do poema "Segue o teu Destino", de Fernando Pessoa.

IMG 8091

Clique aqui para baixar as fotos do evento! (Fotos: Luciana Sotero)

Sobre o livro

A versão impressa terá seus exemplares distribuídos entre os autores, Conselho Federal de Psicologia (CFP), Conselhos Regionais de Psicologia, instituições de ensino superior do Estado de Goiás e instituições públicas ou privados, a critério da Comissão Organizadora. A versão eletrônica ficará disponível para download gratuito no site do CRP09.

O livro é resultado de um processo iniciado com a publicação do edital CRP09 n. 02/2021 e a formação de uma Comissão Científica, responsável pela seleção de artigos recebidos. A lista final das produções científicas escolhidas para inclusão no livro está disponível para consulta no Edital de Divulgação de Seleção de Artigos nº 1/2022.

Os artigos submetidos à chamada pública foram enviados para apreciação e parecer da Comissão Científica, formada por psicólogas e psicólogos de renome em suas áreas de atuação e com título de Doutorado. Os artigos foram sorteados entre as(os) pareceristas e enviados sem a identificação de suas(seus) autoras(es), para preservar a integridade do processo de seleção.

 

 

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO