O conselheiro presidente Wadson Arantes Gama representou o CRP09 durante o I Encontro de Profissionais com 60 anos ou mais da Rede Municipal de Educação de Goiânia, realizado nesta sexta-feira (2 de dezembro). O evento é uma iniciativa da Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais SME (Gersau), e tem como objetivo promover o bem-estar social dos servidores com mais de 60 anos.
“Este é o primeiro evento da SME dedicado às pessoas com mais de 60 anos. É uma ação muito importante da instituição, que concede a devida valorização a esses profissionais e, ao mesmo tempo, desenvolve políticas importantes de combate ao idadismo e ao preconceito contra pessoas idosas”, afirmou Wadson, que integra a Comissão Especial da Pessoa Idosa do CRP09 e também é presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI/GO).
O encontro contou com palestras sobre qualidade de vida após os 60 anos e sobre o Estatuto da Pessoa Idosa, além de um momento cultural com apresentações musicais, de dança e sorteio de brindes. A psicóloga Gleice Arruda de Melo (CRP 09/3685) trabalha na Gersau/SME e elogiou a iniciativa do evento.
“Temos uma grande quantidade de profissionais na faixa etária de 60+. Essas pessoas dedicaram uma grande parte de suas vidas à luta pela educação e merecem todo o reconhecimento, valorização e nossa gratidão. Também estamos desenvolvendo ações para cuidar da saúde mental dessas pessoas”, ressaltou Gleice.
A gerente da Gersau, Ilremá Pires Araujo Matos, reforçou a preocupação do órgão com a prevenção de doenças, a promoção da saúde e a segurança das(os) profissionais da SME.
“Nosso objetivo foi reunir estas pessoas para que elas pudessem ser ouvidas e, a partir disso, a gente consiga avançar ainda mais nas nossas ações em prol dos profissionais 60+. Buscamos uma política voltada para o cuidado, respeito, consideração e qualidade de vida de todos os profissionais neste ciclo da vida, oferecendo assistência às necessidades laborais e, sobretudo, bem-estar e qualidade de vida”, complementou Ilremá.