Neste dia 10 de dezembro, o mundo celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data criada em 1950 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para celebrar a promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), oficializada dois anos antes. A Psicologia precisa estar alinhada às diretrizes traçadas pela DUDH, que delinearam os conceitos de direitos humanos básicos a serem promovidos por dirigentes de todo o mundo.
Uma das maiores conquistas do CRP09 nesta área foi a consolidação da Comissão de Direitos Humanos (CDH) como comissão permanente, de caráter efetivo, a partir da aprovação recente do novo Regimento Interno. A CDH, antes comissão especial, de caráter transitório ou eventual, é uma das mais atuantes do CRP09, contribuindo para o fortalecimento da relação do Conselho com diversos segmentos da sociedade, órgãos públicos, movimentos e associações que lutam pelos direitos humanos em Goiás.
"Um dos principais objetivos da CDH é fortalecer a importância do tema, com um olhar que vai além da Psicologia. A questão de Direitos Humanos diz respeito a uma perspectiva social e cultural, de perceber que todos nós somos feitos da mesma condição humana e por isso precisamos ser respeitados e tratados com dignidade. Queremos fortalecer esse sentimento não apenas em nossa categoria profissional, mas em toda a sociedade", afirma a psicóloga Ana Carolina Marques Marega, conselheira presidente da CDH.
Para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, o CRP09 promove no dia 14 de dezembro o Seminário Goiano de Psicologia e Direitos Humanos, com o tema “Psicologia, Democracia e Direitos Humanos”. As inscrições para o evento, que ocorrerá no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, já podem ser feitas em nosso site oficial. Clique aqui para saber mais sobre o evento!
"O objetivo do nosso evento é tratar de diversas questões que envolvem a participação da(o) profissional psicóloga(o) na defesa dos Direitos Humanos, em diferentes campos de atuação na sociedade", ressalta Ana Carolina.