CRP09 acompanha ato em defesa às pessoas com deficiência na Educação

A psicóloga Alba Cristhiane Santana representou o CRP09 e a Comissão Especial de Psicologia Escolar e Educacional no Ato de apoio às pessoas com deficiência na Educação, realizado na manhã desta quarta-feira (dia 25/01), no Plenário da Câmara Municipal de Goiânia e também em ambiente virtual. O ato foi convocado pelo Mandato Coletivo Vereador Mauro Rubem para discutir e expressar discordâncias com a Nota técnica da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) que define a mudança do cargo de "professor de apoio" para “profissional de apoio escolar" no âmbito da rede estadual de ensino. Alem disso, a nota técnica da Seduc determina o preenchimento deste novo cargo por profissionais de pedagogia e psicologia, o que foge ao escopo de atuação de psicólogas e psicólogos.

"A nota técnica da Seduc afeta diretamente a nossa categoria, porque define a contratação preferencial de pedagogos e psicólogos para esta figura do profissional de apoio. Essa não é a função do psicólogo escolar. A definição do cargo de profissional de apoio inclui auxiliar nas atividades diárias de alimentação, higienização e locomoção das crianças com deficiência, além de acompanhar as atividades escolares. Essas atribuições não fazem parte da atuação do psicólogo escolar. Por isso, a importância deste ato em ampliar essa discussão e propor alternativas", afirma a psicóloga Alba Cristhiane.

Alba, que tem atuação com ênfase em Psicologia Escolar e Educacional, destacou a participação de diversos segmentos da sociedade no ato desta quarta-feira, incluindo representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), da OAB, de conselhos municipais de Educação, entre outros, e ressaltou a importância da mobilização da Psicologia para que a Seduc anule o conteúdo da nota técnica.

"Esta nota tem equívocos de interpretação em relação à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. O texto coloca no mesmo cargo um profissional para realizar o trabalho de cuidador das crianças com deficiência e o de profissional responsável pelo apoio às atividades escolares. Este profissional não poderá desenvolver atividades pedagógicas. As famílias das crianças com deficiência que frequentam a rede estadual de ensino defenderam no evento que elas precisam da figura do professor de apoio", analisa Alba.

Durante o ato, as pessoas presentes participaram de um abaixo-assinado que será entregue ao governador Ronaldo Caiado, cobrando a revisão da nota técnica. É possível assinar este documento por meio deste link!

photo 2023 01 25 11 58 52

photo 2023 01 25 11 58 57

photo 2023 01 25 11 58 59

Imagem do WhatsApp de 2023 01 25 às 10.54.45

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO