A Psicologia tem um papel fundamental na defesa dos direitos das mulheres, pois ajuda a compreender as complexas questões relacionadas à desigualdade de gênero, à violência contra as mulheres e à discriminação. Neste Dia Internacional das Mulheres, o CRP09 reforça a mensagem de que a Psicologia é de todas as mulheres, durante o ano inteiro!
Nossa profissão tem contribuição imprescindível na prevenção e no tratamento da violência contra as mulheres. Por isso, é importante ampliar e apoiar políticas públicas e serviços de apoio psicológico para mulheres que sofreram violência doméstica, sexual ou psicológica.
Além disso, a Psicologia atua na promoção da igualdade de gênero, por meio de ações que incentivem a mudança de comportamentos machistas e estereotipados que prejudicam as mulheres. Isso inclui trabalhar com homens adultos e crianças para mudar as atitudes e comportamentos que sustentam a desigualdade de gênero e a misoginia.
A Psicologia também é peça-chave na luta contra o assédio e a discriminação, tanto no trabalho e em casa quanto em outros ambientes da vida social, por meio de medidas preventivas e orientações às mulheres que sofrem discriminação e assédio.
Enquanto ciência, a Psicologia atua no desenvolvimento de pesquisas e estudos sobre as questões de gênero, de modo a compreender melhor as causas da desigualdade e da violência contra as mulheres. Esses estudos contribuem para o desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas na proteção dos direitos das mulheres.
Neste 8 de março e durante todo o ano, o CRP09 parabeniza as psicólogas de Goiás e enaltece o papel transformador da profissão em nossa sociedade!