Evento da Comissão de Raça e Etnia destaca papel da Psicologia no combate ao racismo

A série de encontros “Diálogos” reuniu psicólogas(os) e discentes do curso de Psicologia na última quinta-feira (23/03), na sede do CRP09, para debater temas importantes que estão em evidência na nossa profissão. Na parte da manhã, o evento “Diálogos: O lugar da Psicologia frente à Lei 14.532/23 (atualização da Lei do Crime Racial)”, iniciativa da Comissão de Raça e Etnia, promoveu um debate em torno da legislação sancionada em janeiro, que tipifica a injúria racial como crime de racismo.

O evento, organizado pela presidente da Comissão de Raça e Etnia, psicóloga Thais Maris Sales, foi conduzido pela psicóloga Jociane Lessa e contou com depoimentos da psicóloga Scheilla Moura Alves, do psicólogo ítalo Magalhães e do defensor público Salomão Rodrigues da Silva Neto. A mesa abordou o papel da Psicologia no combate ao racismo e no amparo às vítimas da discriminação e do preconceito racial no Brasil.

“Agora podemos avançar na discussão racial dentro da Psicologia. Racismo é fruto de desejo e de afetos subjetivados, não de patologia. Muitas(os) profissionais da Psicologia estão assinando laudos que afirmam que pessoas foram racistas porque tiveram um "momento de desequilíbrio". O racismo vem de outro lugar, e não é resultado do desequilíbrio emocional de um indivíduo”, pontuou Jociane Lessa.

“O racismo pode provocar depressão, isolamento social e diversas outras situações. Quando recebemos casos assim na nossa clínica, de que forma interpretamos este contexto? Nossa categoria precisa ter habilidade suficiente para entender o impacto das microagressões cotidianas do racismo. Precisamos, enquanto profissionais, estar preparadas(os) para lidar com todas as consequências do racismo na vida das pessoas negras que iremos atender durante o nosso exercício profissional", complementou a conselheira Thais.

eventodiaraçaetniacrp0900001

O conselheiro presidente do CRP09, psicólogo Wadson Arantes Gama, destacou a importância de que o combate ao racismo seja discutido em todos os âmbitos da Psicologia, ressaltando o papel do XI Plenário nesta luta.

“Agradeço à Thais e a toda a Comissão de Raça e Etnia por este trabalho realizado de forma muito bonita e aguerrida. É importante termos esta luta como uma das bandeiras do nosso Plenário. Neste evento, tivemos a oportunidade de dialogar sobre o lugar da Psicologia frente à atualização da Lei do Crime Racional. É fundamental que todas(os) as(os) psicólogas(os) se envolvam com este tema, para alcançarmos a pluralidade que a Psicologia também almeja", afirmou Wadson.

eventodiaraçaetniacrp0900002

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO