Comissão de Direitos Humanos do CRP09 ressalta importância de discussão contínua sobre direitos das mulheres

Na tarde da última quinta-feira (23/03), o CRP09 recebeu o evento "Diálogos: Mulheridades e novas perspectivas de atuação", organizado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH). Com o formato de bate-papo, o encontro levantou questões pertinentes sobre o lugar da mulher como protagonista da Psicologia. O evento foi conduzido pela conselheira presidente da CDH, psicóloga Ana Carolina Marques Marega, e está disponível na íntegra em nosso canal no YouTube, neste link.

"O CRP09, por meio da Comissão de Direitos Humanos, deliberou pela criação de uma frente de políticas relacionadas a mulheres. Queremos levar este assunto para além do 8 de março. A ideia é que esse lugar da mulher possa ter discussão contínua e permanente", afirmou a conselheira Ana Carolina.

O encontro teve a participação das psicólogas que colaboram com a CDH. As profissionais Alciene Alves Ferreira, Angelita Carrijo, Thais Maris Sales, Luanna Debs, Marijara Fabiana Cardoso e Thais Freitas compartilharam experiências e falaram sobre a luta contra o machismo, a misoginia e a discriminação dentro da Psicologia e também nos demais contextos sociais.

IMG 20230323 134700

Durante o evento, foi lida a Carta Compromisso elaborada pelo Sistema Conselhos de Psicologia em defesa dos direitos das mulheres. O documento, que está disponível para consulta neste link, foi aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia e os 24 Conselhos Regionais de Psicologia de todo o Brasil, reunidos durante a Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF).

Entre os tópicos presentes na Carta Compromisso, estão a defesa da vida de meninas e mulheres, cis, trans, travestis e outras pessoas não-cisgênero; a defesa dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e de outras pessoas com possibilidade gestativa; a defesa das políticas e programas de Saúde Mental para as mulheres, e a garantia da acessibilidade e permanência de mulheres negras, indígenas, quilombolas, de povos tradicionais, com deficiência, trans e travestis nos Plenários do Sistema Conselhos de Psicologia.

IMG 20230323 143003

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO