Audiência pública em Goiânia busca conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa e a promoção de políticas públicas

Em uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Goiânia, foi discutida a conscientização da violência cometida contra a pessoa idosa e a necessidade de implementar políticas públicas para esse segmento da população. A reunião, que ocorreu em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, contou com a presença de importantes representantes de diversas áreas relacionadas ao tema. O Conselho Regional de Psicologia foi representado pela conselheira Marli Bueno de Castro, presidente da Comissão Especial da Pessoa Idosa.

A audiência foi coordenada pelo vereador Paulo Magalhães, presidente da Comissão de Direitos dos Idosos (CDI) da Câmara Municipal de Goiânia. Participaram do evento o promotor de Justiça Vagner Jerson Garcia, titular da 30º Promotoria de Goiânia especializada na Defesa dos Direitos do Idoso, a advogada Maria Madalena Melo Martins Carvelo, presidente da Comissão Especial do Advogado Sênior da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), e Fabiano Batista Leite, diretor do Centro-Dia de Crixás, além de parlamentares da casa.

Durante a audiência, foram abordadas diversas questões relacionadas à proteção e bem-estar da pessoa idosa. A conselheira Marli Bueno de Castro destacou a importância de conscientizar a sociedade sobre a violência enfrentada por esse grupo e ressaltou a necessidade de ações concretas para prevenir e combater essa problemática.

"A violência contra a pessoa idosa é uma realidade alarmante que precisa ser enfrentada com urgência. É necessário que a sociedade como um todo se mobilize e se conscientize sobre esse problema, para que possamos garantir a proteção e o respeito aos direitos dessa parcela tão importante da nossa população", afirmou a conselheira Marli Bueno.

O vereador Paulo Magalhães também se pronunciou durante a audiência, destacando a importância de avançar com projetos que promovam a qualidade de vida e o acolhimento adequado aos idosos. Ele anunciou sua intenção de solicitar urgência na aprovação do projeto de criação de quatro centros-dia em Goiânia, além de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Os centros-dia são unidades públicas destinadas ao atendimento especializado a pessoas idosas e com deficiência que necessitam de cuidados. Essas unidades visam evitar o isolamento social, o abandono e a necessidade de acolhimento, proporcionando inclusão e participação social. As pessoas idosas passam o dia nesse local, realizam atividades e, no final da tarde, voltam para o convívio familiar. Já as ILPIs são instituições governamentais ou não governamentais que oferecem moradia coletiva para pessoas com 60 anos ou mais.

A audiência pública realizada na Câmara Municipal de Goiânia representou um importante passo para sensibilizar a sociedade e os órgãos públicos sobre a urgência de enfrentar a violência contra a pessoa idosa. A partir desse encontro, espera-se que medidas efetivas sejam tomadas para garantir o respeito aos direitos e a qualidade de vida das pessoas idosas em Goiânia. IMG 9577fsdfafsa

 paulopereiramagalhaes 3125726206116913678

paulopereiramagalhaes 3125813211173543798

paulopereiramagalhaes 3125813211173543798 1

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO