CRP09 participa de diversas ações que promovem os direitos das pessoas idosas

A Comissão Especial da Pessoa Idosa do CRP09, composta pelas(os) conselheiras(os) Marli Bueno de Castro, Wadson Arantes Gama, Luciana Amorim de Santana Mota e Girlene Maria de Moura Carneiro, representaram o Conselho Regional de Psicologia (CRP09) em diversas ações e eventos que marcaram o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

Uma delas foi o Seminário "As Pessoas Idosas Merecem Destaque e Respeito", organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI/GO) e realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. O evento contou com apresentação cultural da Cia de Teatro Senhoras do Cerrado, da Orquestra de Violeiros e do Coral UGOPOCI em Vozes, além de mesas-redondas que discutiram a promoção dos direitos das pessoas idosas. O conselheiro presidente do CRP09, Wadson Arantes Gama, que é também presidente do CEDPI/GO, e a conselheira Luciana Amorim participaram dos debates, que contaram ainda com o promotor Dr. Marcelo Machado de Carvalho Miranda, do Ministério Público de Goiás, e a assessora de programas socioassistenciais da OVG, Cecilia Caetano da Rocha Lima.

Outro evento que contou com a participação do CRP09 foi o lançamento da Campanha Junho Violeta, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds). O conselheiro Wadson Arantes Gama representou o CRP09 e o CEDPI/GO no evento, que contou com um discurso do secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, sobre a importância das políticas públicas e o aumento no número de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) nos municípios goianos.

O CRP09 reafirma o seu compromisso inabalável com a promoção de políticas públicas efetivas e a defesa dos direitos das pessoas idosas, não apenas durante o mês de junho, mas de forma consistente e permanente ao longo de todo o ano.

"A violência contra a pessoa idosa é uma grave violação dos direitos humanos e uma realidade alarmante em nossa sociedade. Precisamos estar atentos e engajados na defesa de nossas pessoas idosas, promovendo uma cultura de respeito, valorização e cuidado. É fundamental que as políticas públicas sejam implementadas e fortalecidas, visando garantir a proteção e a dignidade dessas pessoas, além de proporcionar espaços de escuta e acolhimento por meio da atuação da Psicologia", reforça Wadson.

O CRP09 reitera sua disposição em colaborar com os órgãos competentes, organizações da sociedade civil e demais instituições para promover a conscientização e a prevenção da violência contra as pessoas idosas. Por meio de ações educativas, capacitações e campanhas de sensibilização, busca-se combater todos os tipos de violência, seja ela física, psicológica, financeira ou qualquer outra forma que ameace a integridade e a qualidade de vida das pessoas idosas.

Will Rosa 69

Imagem do WhatsApp de 2023 06 15 às 12.56.453336

Will Rosa 58

Will Rosa 29

Imagem do WhatsApp de 2023 06 13 às 12.44.04

Imagem do WhatsApp de 2023 06 13 às 12.44.03

 

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO