Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: A psicologia como aliada na promoção da diversidade e no combate ao preconceito

Nesta quarta-feira (28/06), comemoramos o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, uma data que representa a luta pelos direitos e pela visibilidade da comunidade lésbica, gay, bissexual, transgênero e de todas as pessoas que se identificam com outras orientações sexuais e identidades de gênero. A psicologia é uma aliada primordial na promoção da diversidade e no combate à homofobia e à transfobia.

Esta data nos chama a uma reflexão sobre a importância de acolher, proteger e respeitar as pessoas LGBTQIA+. A psicologia desempenha um papel significativo nessa jornada, promovendo a diversidade e combatendo todas as formas de preconceito. Ainda há muito a ser feito, mas com o trabalho conjunto de profissionais, comunidade e sociedade em geral, poderemos avançar na construção de um mundo mais inclusivo e justo para todas as pessoas.

O CRP09, por meio da Comissão Permanente de Direitos Humanos e de forma integrada com todas as demais comissões, tem a promoção da diversidade e o combate ao preconceito como bandeiras indispensáveis. É fundamental que a sociedade compreenda que a pluralidade de orientações sexuais e identidades de gênero deve ser celebrada e respeitada.

“A psicologia desempenha um papel importante na sensibilização e na educação das pessoas, por meio do acolhimento, da conscientização e do compartilhamento de informações baseadas na ciência. O objetivo é que toda a sociedade possa compreender que a orientação sexual e a identidade de gênero são aspectos naturais e intrínsecos à pessoa, e não algo que precisa ser corrigido ou mudado”, ressalta o presidente do CRP09, Wadson Arantes Gama (CRP 09/1523).

O CRP09 também destaca o tema adotado pela Parada LGBTQIA+ de Goiânia este ano: "Transfobia Mata: Acolher, Proteger e Respeitar". A transfobia, caracterizada nas mais diferentes formas, é um dos principais desafios enfrentados pela população transgênero no Brasil e no mundo. O psicólogo Óttoni Rodrigues Oliveira (CRP 09/10911), cuja atuação profissional está voltada para a área de gestão de pessoas e sistemas de Recursos Humanos, é colaborador da Comissão de Direitos Humanos do CRP09 e destaca a importância de discussão em torno deste tema.

"Profissionalmente, tenho atuado no âmbito organizacional buscando ampliar a presença da diversidade dentro das empresas. Precisamos mostrar que a população LGBTQIAPN+ é muito capaz e precisa ter acesso às oportunidades de trabalho. A transfobia é um mal silencioso. São pequenas ações, pequenos comentários, ofensas tidas como inofensivas, que vão minando a saúde mental da população trans, além de fomentar o ódio e a violência na sociedade. É um mal muito grave, mas que ainda é silencioso no cotidiano. É por meio da educação e da representatividade que conseguiremos mudar esse cenário, para que possamos descontruir os preconceitos e combater a transfobia", afirma Óttoni.

A psicologia contribui para a desconstrução de estereótipos e preconceitos, na compreensão da identidade de gênero e da sexualidade de forma saudável, além de fornecer apoio emocional para superar os desafios enfrentados pelas pessoas da comunidade LGBTQIA+. Junte-se a essa luta e contribua para a construção de um mundo mais acolhedor e diverso!

oRGULHO2323ASDJFLAJFLKASJFKASJSFASFAS

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO