Atendendo à solicitação do Sindicato das(os) Psicólogas(os) do Estado de Goiás (SINDPEGO), encaminhada à Comissão Especial de Trabalho e Empregabilidade, o Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região – Goiás (CRP-09) informa que as(os) Psicólogas(os) do Tráfego que prestam serviços ao Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (DETRAN-GO), decidiram, em plenária realizada pelo SINDPEGO, em 10/07/2025, paralisar as atividades por 48 horas, nos dias 15 a 16 de julho, em protesto por justa remuneração.
Segundo o SINDPEGO, as(os) profissionais enfrentam há mais de uma década a defasagem na tabela de remuneração, contrariando a Resolução CONTRAN N.º 927/2022 e essa situação tem gerado instabilidade, prejuízos e desvalorização da categoria, que desempenha um papel essencial na segurança viária. O sindicato também afirma que, apesar de diversas tentativas de diálogo com o apoio de entidades como a Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego - Goiás (ABRAPSIT-GO) e o CRP-09, não houve respostas efetivas do governo estadual, caracterizando descaso institucional.
O SINDPEGO acrescenta que solicitou a abertura urgente de um canal oficial de negociação coletiva para reajuste da tabela de pagamento, com base no direito ao reequilíbrio econômico-financeiro previsto na Constituição Federal e na legislação de licitações vigente. E informa ainda que a paralisação foi comunicada ao Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (DETRAN-GO), Waldir Soares de Oliveira, por meio do Oficio 0010/2025, de 11/07/2025, do SINPEGO.