No dia 13 de agosto, o Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região – Goiás (CRP09), por meio da Comissão Especial de Psicologia na Assistência Social, promoveu o Seminário de Psicologia na Assistência Social – SUAS 20 anos: trajetórias e desafios da Psicologia na proteção social de mulheres, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). O encontro foi marcado por reflexões potentes sobre os desafios e conquistas da Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), destacando sua importância na garantia dos direitos sociais, no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e no enfrentamento das desigualdades.
Estiveram presentes no encontro a deputada estadual Vivian Naves, presidente da Comissão de Assistência Social da Alego, Alessandra dos Santos Almeida, Conselheira Presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Rúbian Corrêa Coutinho, Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás, Ana Elisa Gomes, Delegada Titular da Delegacia Estadual de Combate à Violência contra a Mulher em Goiás, Evelin Geordana Rodrigues dos Santos, Superintendente da Mulher Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás (SEDS-GO), psicólogas(os), profissionais de diferentes áreas, pesquisadores e representantes de instituições públicas e da sociedade civil, que se uniram em um diálogo essencial sobre a efetividade das políticas públicas voltadas à proteção social das mulheres.
Foram discutidas também estratégias para ampliar e qualificar serviços socioassistenciais, como os CRAS e os CREAS, fundamentais para a rede de acolhimento. O CRP-09 agradece a todas as pessoas que participaram e contribuíram para este momento coletivo de reflexão e fortalecimento da Psicologia na Assistência Social. Também enviamos nosso agradecimento especial às(aos) Secretárias(os) Municipais de Assistência Social que viabilizaram a participação de Psicólogas(os) que atuam nos municípios de várias regiões de Goiás neste Seminário. Seguimos juntas(os) na construção de uma Psicologia cada vez mais comprometida com a justiça social, a autonomia e a dignidade de todas as pessoas.
Assessoria de Comunicação do CRP-09