CFP alerta para riscos de uso de inteligência artificial em saúde mental no SUS
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou nesta sexta-feira (5) nota de posicionamento sobre o programa “e-Saúde Mental no SUS”, recentemente anunciado pelo governo federal. A iniciativa prevê o uso de uma plataforma digital voltada ao diagnóstico e suporte ao tratamento na atenção primária à saúde.
Na manifestação, o CFP ressalta que mudanças dessa natureza exigem cautela técnica, segurança jurídica e ampla construção coletiva, envolvendo profissionais, gestoras(es), pesquisadoras(es) e usuárias(os).
O Conselho Federal de Psicologia destaca que a atuação de psicólogas e psicólogos é essencial e insubstituível no cuidado em saúde mental, mesmo com o avanço das tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA).
Para saber mais CLIQUE AQUI!
#DescriçãoDeImagem: Card com fundo azul escuro e detalhes gráficos em linhas e pontos coloridos no canto inferior esquerdo. Em destaque, o texto: “POSICIONAMENTO – O que diz o CFP sobre uso de INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL em saúde mental no SUS”. No canto inferior direito está o logo do CFP
Conselho Federal de Psicologia