
CRP09 participa da última APAF de 2025 e apresenta pautas estratégicas para a Psicologia no Brasil
Representantes do Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região (CRP09) participaram, nos dias 13 e 14 de dezembro, da última edição de 2025 da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF), realizada em Brasília (DF). O encontro reuniu delegações do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e dos 24 Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) do Brasil.
Criada em 1996, a APAF é uma instância deliberativa do Sistema Conselhos e ocorre ordinariamente duas vezes ao ano. Ao longo de sua trajetória, a assembleia se firmou como um espaço estratégico para a construção coletiva de políticas, diretrizes administrativas e decisões financeiras que impactam diretamente a atuação de psicólogas e psicólogos em âmbito nacional.
Nesta edição, o CRP09 esteve representado pela presidente Jéssica Amorim e pelos conselheiros Eriko Netto e Raimundo Medrado, além da conselheira-tesoureira Isadora Samaridi e da conselheira-secretária Larissa Faria. A delegação goiana integrou os debates e deliberações, contribuindo ativamente para a discussão de temas fundamentais para a Psicologia, tanto no contexto regional quanto nacional.
O encontro foi marcado, especialmente, pela presença das gestões recém-eleitas dos Conselhos Regionais de Psicologia, o que ampliou o diálogo sobre os desafios contemporâneos do exercício profissional. Ao longo dos dois dias de atividades, foram debatidas questões relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência, às ações de enfrentamento ao racismo, aos meios de resolução consensual de conflitos, à atuação da Psicologia em comunidades terapêuticas e aos processos regulatórios dos usos assistidos de psicodélicos em psicoterapias.
Durante a assembleia, o CRP09 apresentou duas pautas estratégicas. A primeira resultou na criação do Grupo de Trabalho (GT) de Neuropsicopedagogia, voltado ao debate das interfaces entre Psicologia, educação e processos de aprendizagem.
A segunda pauta apresentada diz respeito à necessidade de uma atuação mais assertiva do Sistema Conselhos frente ao chamado ato médico, com a solicitação para que o Conselho Federal de Psicologia avalie e adote medidas institucionais sobre o tema.
Além dessas proposições, a delegação do CRP09 passou a integrar e representar o regional em diferentes Grupos de Trabalho já existentes ou em processo de consolidação, contribuindo com o acompanhamento e o aprofundamento das discussões. Entre eles estão:
- GT Cuidados Paliativos, voltado à atuação da Psicologia em contextos de cuidado integral e fim de vida;
- GT Infância e Justiça, com foco na revisão das Resoluções CFP nº 08/2010 e nº 17/2012;
- GT Comunidades Terapêuticas, que debate a atuação profissional nesses espaços;
- GT Psicologia do Tráfego, voltado às demandas do trânsito e da mobilidade urbana;
- GT Inadimplência, que trata dos impactos administrativos e institucionais da inadimplência profissional;
- GT Coaching, com foco na regulamentação e nos limites éticos da atuação profissional nessa área.
A presidente do CRP09, Jéssica Amorim, avaliou de forma positiva a participação da atual gestão na APAF deste ano, ressaltando a importância do encontro como espaço de escuta, construção coletiva e deliberação sobre pautas estratégicas para o Sistema Conselhos de Psicologia.
“A primeira experiência dessa gestão com a APAF foi uma experiência extremamente positiva. O primeiro dia foi marcado mais para a organização, e o segundo dia foi um dia bastante produtivo e democrático, com muitos diálogos e pautas extremamente interessantes e úteis”, afirmou.
Segundo a presidente, o caráter democrático da APAF possibilitou que diferentes realidades fossem consideradas na construção das propostas, enriquecendo o diálogo. “O CRP09 conseguiu apresentar duas pautas muito importantes que viraram GTs e também integrar vários grupos de trabalho que são fundamentais tanto para a psicologia goiana quanto para o cenário nacional”, finalizou.
