CREPOP

ad269-crepop-removebg-preview.png

          A Assessora técnica e de Pesquisa Regina Magna Fonseca (CRP 09/4306) iniciou o seu trabalho no CREPOP do Conselho Regional de Psicologia de Goiás (CRP09) em 2016. Ela explica que o CREPOP foi fundado em 2006, sendo que apartir de 2017 foi realizado um amplo processo de revisão de todas as referências técnicas publicadas entre os anos de 2007 a 2013, além da retomada de outras que ficaram paralisadas durante seu processo de elaboração. Em seis anos de intenso trabalho, o CREPOP/CFP publicou 20 referências técnicas, revisou 11 títulos e lançou nove títulos inéditos. Somos atualmente 24 Conselhos Regionais atuando de forma conjunta com o CREPOP nacional/CFP que se reúne para pesquisar o fazer da(o) Psicóloga(o) no Brasil e com isso dar visibilidade ao trabalho de todas(os) profissionais nas políticas públicas.
          O CREPOP foi instituído e regulamentado no CRP09 por meio da Resolução N.º 001/2022, de 13 de setembro. Em Goiás, a primeira pesquisadora do CREPOP–GO foi a saudosa psicóloga Marlene Barbaresco (CRP 09/2692), que atuou entre 2006 a 2015.

   

 

Qual a importância da pesquisa para o fortalecimento da nossa profissão com bases éticas e cientificas?

A ética e a ciência são os pilares da profissão de psicologia, sendo que as pesquisas ajudam a estabelecer essas bases éticas e cientificas para a profissão, auxiliando os profissionais a cada vez mais fornecerem um trabalho de alta qualidade, baseado em evidências o que acaba contribuindo para o fortalecimento da profissão. A pesquisa ajuda no avanço do conhecimento sobre o comportamento humano e a forma como esse comportamento pode ser melhor aproveitado para uma maior compreensão das relações.

 O que são Políticas Públicas?

São conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos (nacionais, estaduais ou municipais) com a participação, direta ou indireta, de entes públicos ou privados e que visam assegurar determinado direito de cidadania para vários grupos da sociedade ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico. Em outras palavras, correspondem a direitos assegurados pela Constituição Brasileira.

Por que precisamos de políticas públicas?

As políticas públicas afetam a todos os cidadãos, independentemente de escolaridade, sexo, raça, religião ou nível social. Elas são implementadas em diversas áreas como a saúde, a educação, o meio ambiente, a habitação, a assistência social, o lazer, o transporte e a segurança pública, entre outras.

Qual o papel da psicologia nas políticas públicas?

A psicologia tem um papel muito importante nas políticas públicas, pois pode contribuir para a promoção da saúde mental e do bem-estar da população assistida, além de contribuir  para a formulação, a implementação e a avaliação de políticas públicas, por meio da produção de conhecimento científico, da elaboração de projetos e programas, da realização de pesquisas e da formação de profissionais. Além disso, a psicologia pode atuar na promoção da participação social e no fortalecimento da cidadania, por meio da mobilização e da organização da sociedade civil.

Algumas das principais áreas de atuação da psicologia nas políticas públicas são:

O que é o CREPOP?
O CREPOP (Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas) é uma iniciativa do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRP’s) que foi criado em 2006 com o objetivo de promover a qualificação da atuação profissional de psicólogas e psicólogos que atuam nas diversas políticas públicas. O CREPOP produz referências técnicas para a atuação de psicólogas e psicólogos em políticas públicas, com o intuito de contribuir para a qualificação do trabalho desses profissionais e para a garantia dos direitos da população atendida.
O CREPOP disponibiliza diversas publicações de referências técnicas para a atuação de psicólogas e psicólogos em diferentes áreas, como por exemplo: atuação no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), CRAS, CREAS e atuação junto aos povos indígenas por meio de medidas socioeducativas, no sistema prisional, na gestão integral de riscos, nas emergências e desastres, na população LGBTQQICAAPF2K+, entre outras. Além disso, o CREPOP também realiza seminários nacionais de psicologia e políticas públicas, com o objetivo de discutir e aprimorar a atuação da psicologia nas políticas públicas.

Para acessar as publicações do CREPOP, acesse o link: https://crepop.cfp.org.br.
Lá você encontrará uma lista completa das publicações disponíveis para download.

 

 

 

 

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO