Ato Solene celebra 60 anos da Regulamentação da Psicologia no Brasil e 30 anos da criação do CRP09

20220628182550 IMG 7921A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás promoveu um Ato Solene na noite da última terça-feira, 28 de junho, em celebração aos 60 anos da Regulamentação da Psicologia no Brasil e aos 30 anos de criação do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região (CRP09). O evento foi proposto pela deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) e o deputado Virmondes Cruvinel (União Brasil), por meio de parceria com o CRP09 e o Conselho Federal de Psicologia (CFP).

A atividade também marca um conjunto de homenagens à profissão que diversas unidades federativas estão promovendo por meio de suas assembleias legislativas. Ao longo deste ano, serão realizados mais de 20 sessões e atos solenes em celebração à Psicologia brasileira – que completa, em agosto, 60 anos de regulamentação no país.

A mesa diretiva do Ato Solene foi conduzida pelas conselheiras presidentes do CRP09, Christine Ramos Rocha, e do CFP, Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega, e também foi composta pela psicóloga Cecília Maria Vieira, representante das profissionais negras do Estado de Goiás, a deputada Adriana Accorsi e o assessor parlamentar e coordenador da Frente Parlamentar do Voluntariado de Goiás Guilherme França Reges, representante do deputado Virmondes Cruvinel.

"O Ato Solene em comemoração aos 60 anos da Regulamentação da Psicologia no Brasil e aos 30 anos de criação do CRP09 é um momento para celebrar e reconhecer os esforços de diversas(os) profissionais de renome que promoveram - e ainda promovem - lutas importantes em prol do fortalecimento da Psicologia. E esta também é uma oportunidade para reconhecermos o quanto a Psicologia tem contribuído e o quanto ainda tem a avançar na luta pelos direitos humanos e no reconhecimento da categoria profissional", ressaltou a psicóloga Christine Ramos Rocha, conselheira presidente do CRP09.

IMG 7816A solenidade reuniu parlamentares, autoridades e profissionais da categoria. Foram entregues 60 certificados de reconhecimento a profissionais que se destacam no exercício da Psicologia em Goiás, em alusão aos 60 anos da Regulamentação no Brasil. Após a execução do Hino Nacional, o público presente assistiu à apresentação da senhora Ozinete Soledade, da Companhia de Teatro Senhoras do Cerrado, que recitou as poesias “Todas as vidas”, de Cora Coralina, e “Essa Sou Eu”, de autoria desconhecida, ambas enaltecendo o empoderamento feminino. Ozinete tem 87 anos e desde 1998 é atriz da Companhia de Teatro Senhoras do Cerrado, que é uma extensão do Instituto de Pós-Graduação de Goiás (IPOG).

Durante o ato, foi apresentado também um vídeo institucional produzido pelo CFP. A obra propõe um resgate do percurso da Psicologia no Brasil, retratando a trajetória da profissão em consonância com alguns dos principais acontecimentos históricos do país ao longo das últimas décadas, e está disponível no canal oficial do CRP09 no YouTube.

"É uma alegria estar aqui em Goiás para celebrarmos este marco tão importante. Comemorar esta data é reconhecer que, ao longo destes 60 anos, a Psicologia foi se transformando e se modificando, e está cada vez mais inserida na sociedade brasileira. A Psicologia está constantemente produzindo reflexões e mudanças importantes e significativas para o nosso país", destacou a psicóloga Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega, conselheira presidente do CFP.

20220628183933 IMG 7972Na sequência, a mesa diretiva fez discursos que ressaltaram a importância de celebrar um marco como os 60 anos de Regulamentação da Psicologia no Brasil. As falas destacaram o papel social da Psicologia e a importância de uma atuação profissional balizada pela ética e a defesa dos direitos humanos.

“Nós, psicólogas e psicólogos, desempenhamos um papel de grande importância na sociedade. Minhas vertentes de atuação sempre foram o movimento social e as políticas públicas. Embora a Psicologia, enquanto profissão, tenha o compromisso firmado em defesa dos direitos humanos, infelizmente este nem sempre é um compromisso individual de todas(os) as(os) profissionais. Precisamos ter esta discussão, porque nossa prática não pode ser desassociada da conjuntura social em que vivemos. Precisamos entender de que forma os impactos do racismo e da pobreza se manifestam na vida das pessoas. Nós, profissionais, precisamos saber entender e interpretar o que existe para além dos dados e estatísticas. São subjetividades, são vidas”, definiu a psicóloga Cecília Maria Vieira, representante das profissionais negras do Estado de Goiás.

“Sempre tive uma ligação muito forte com profissionais da Psicologia. As psicólogas e os psicólogos têm o dom de dar suporte e acolhimento a pessoas vítimas de violações de direitos, por meio de uma voz qualificada e embasada na ciência. Como delegada, criei o Departamento de Psicologia na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), o primeiro de Goiás. Foram muitos casos de violação dos direitos de crianças e adolescentes que puderam ser elucidados graças ao trabalho excepcional de profissionais da Psicologia", complementou a deputada Adriana Accorsi.

Além de Goiás, as sessões solenes já foram promovidas pelas Assembleias Legislativas dos Estados do Rio de Janeiro, Pará e São Paulo, e pela Câmara dos Deputados, em Brasília.

Clique aqui para conferir mais fotos do evento!
20220628195358 IMG 7763

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO