Vice-presidente do CRP09 fala sobre avanços e desafios dos CAPS

O psicólogo Marco Aurélio da Silva Lima, conselheiro vice-presidente do CRP09 e Gerente de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis, concedeu uma entrevista ao jornal DM Anápolis sobre o modelo de políticas públicas para a promoção da saúde mental proposto pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Na entrevista, o vice-presidente do CRP09 fala sobre avanços nesta área, quebras de tabus proporcionadas pela criação dos CAPS e desafios no cenário pós-pandêmico, além do andamento das políticas públicas no município de Anápolis. Clique neste link para conferir a íntegra da entrevista!

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades de saúde especializadas em atendimento em saúde mental, voltadas para o cuidado e tratamento de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, como esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão grave, dentre outros.

O objetivo dos CAPS é oferecer um atendimento humanizado e integrado, visando a promoção da qualidade de vida e o resgate da autonomia dos pacientes. Para isso, a equipe multidisciplinar dos CAPS é composta por profissionais de diversas áreas, como psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, que trabalham em conjunto para oferecer um tratamento individualizado e efetivo.

O atendimento nos CAPS é realizado de forma ambulatorial, ou seja, não há internação, e é oferecido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. Além do atendimento clínico, os CAPS também oferecem atividades terapêuticas, como oficinas de arte e cultura, grupos terapêuticos e outras atividades que visam o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais dos pacientes.

Como ressalta o conselheiro Marco Aurélio, a Psicologia contribui de forma determinante para o planejamento, estruturação e execução das ações e atribuições dos CAPS. Por isso, é imprescindível que a categoria valorize esta importante estratégia de cuidado em saúde mental no Brasil, para que seja possível garantir o acesso e a qualidade do serviço, além de lutar pela redução do estigma e da discriminação em relação às pessoas que sofrem de transtornos mentais.

crp09 na mídia Post para Instagram Quadradofasdfafafsfsfsfs

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO