CRP09 participa do enfrentamento às violências em contextos educacionais

A psicóloga Maria Goreti Aleixo, colaboradora voluntária da Comissão Especial de Psicologia Escolar e Educacional, representou o CRP09 durante sessão na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizada no último dia 12 de abril. O encontro foi uma iniciativa da deputada Bia de Lima, e contou com representantes de instituições envolvidas no contexto educacional, como Sintego e Sindipúblico, além de professoras(es) da rede pública de ensino.

"Tive a oportunidade de expressar o desejo de nossa categoria para pautarmos a construção das estratégias de enfrentamento às violências que desabrocham nas escolas. Precisamos refletir sobre o cuidado com a subjetividade das pessoas. O fortalecimento da comunidade escolar é um grande aliado para o sucesso e progresso da sociedade", ressalta Maria Goreti.

WhatsApp Image 2023 04 12 at 12.15.55

A psicóloga reforça a importância da presença de equipes profissionais de Psicologia e Serviço Social nas escolas, mencionando a necessidade de cumprimento efetivo da lei 13.395, de 2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica.

"São profissionais que contribuirão com a administração dos conflitos que emergirem, fortalecendo vínculos para a existência real da comunidade escolar, que se configura com a união e parceria entre alunas e alunos, equipe da escola, as famílias e a comunidade ao redor da escola. Todos esses agentes precisam se articular em torno da missão da escola", afirma Maria Goreti.

O CRP09 continuará participando ativamente dos debates da sociedade civil e do poder público em relação aos episódios de violência ocorridos recentemente no país. Na próxima semana, o conselheiro presidente Wadson Arantes Gama, participará de uma audiência pública proposta pela deputada Bia de Lima para abordar este tema importante e urgente. A psicóloga Alba Cristhiane Santana da Mata, colaboradora voluntária da Comissão Especial de Psicologia Escolar e Educacional, também representará o CRP09 na audiência. 

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO